O desempenho do terminal cearense acompanha uma tendência nacional positiva
Movimentação de cargas no Porto do Mucuripe cresce 55,8% em fevereiro de 2025
O Porto de Fortaleza, também conhecido como Porto do Mucuripe, registrou um crescimento expressivo de 55,8% na movimentação de cargas em fevereiro de 2025, totalizando 400 mil toneladas movimentadas no período. Os dados fazem parte de um relatório divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O desempenho do terminal cearense acompanha uma tendência nacional positiva. Os portos brasileiros alcançaram, em fevereiro, o maior volume de contêineres já registrado para o mês, com 12,4 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 9,26% em relação a fevereiro de 2024.
Do total de cargas movimentadas no país, cerca de 70% (8,6 milhões de toneladas) foram destinadas ao longo curso, enquanto os outros 30% (3,7 milhões) seguiram via cabotagem — navegação entre portos dentro do território nacional. A carga geral operada nos portos brasileiros somou 5,1 milhões de toneladas, com alta de 6,54% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Movimentação de cargas no Porto do Mucuripe
Nos portos públicos, a movimentação de cargas foi de 35,5 milhões de toneladas, mantendo relativa estabilidade com uma variação negativa de 0,48%. Já nos terminais privados, houve uma redução de 7,18%, com 61,6 milhões de toneladas movimentadas em fevereiro de 2025.
Entre os produtos mais movimentados no mês, os destaques ficaram por conta do milho, bauxita e fertilizantes. O milho apresentou o melhor desempenho, com alta de 41,5% e 1,2 milhão de toneladas escoadas. A bauxita somou 2,7 milhões de toneladas, crescimento de 13,09%, e os fertilizantes alcançaram 3,2 milhões de toneladas, com variação positiva de 13,05%.
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, ressaltou que o governo federal possui um plano estratégico para atender à crescente demanda nos portos do país. “Para ampliar o escoamento dos produtos brasileiros nos nossos portos, estamos com uma carteira robusta de empreendimentos. Nos próximos dois anos, vamos leiloar 44 terminais nos principais portos do Brasil, com investimentos estimados em R$ 15,4 bilhões, o que deve gerar desenvolvimento econômico e social”, afirmou.
Leia também | Estudantes são assaltados enquanto esperavam em parada de ônibus, em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Tele Sena Semanal: confira o resultado de hoje, domingo (20/04)

Tele Sena das Mães 2025: resultado do 1º sorteio de hoje, domingo (20/04)

Barco pega fogo e ao menos 148 pessoas morrem na República Democrática do Congo
