CRIMES

Disque-Denúncia 181 registra aumento de 14% nas denúncias no Ceará no primeiro trimestre de 2025

As denúncias envolvem, principalmente, crimes como tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, homicídios e até maus-tratos a animais

Compartilhe:
11 de abril de 2025
Portal GCMAIS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) registrou um aumento de 14% no número de denúncias recebidas pelo Disque-Denúncia 181 no primeiro trimestre de 2025. De janeiro a março deste ano, foram contabilizados 2.715 relatos, contra 2.380 no mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pela Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS).

Disque-Denúncia 181 registra aumento de 14% nas denúncias no Ceará no primeiro trimestre de 2025
Foto: Ascom SSPDS

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

As denúncias envolvem, principalmente, crimes como tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, homicídios e até maus-tratos a animais. Do total, 1.044 denúncias foram relacionadas ao tráfico, 106 a homicídios e 120 a maus-tratos. A participação ativa da população tem sido decisiva para a elucidação de casos e a realização de prisões.

Para Nelson Pimentel, coordenador de Inteligência da SSPDS, o crescimento no número de registros é reflexo da confiança da população no serviço. “Hoje o serviço atende por três canais: ligação, WhatsApp e o site oficial, lançado no ano passado. Em qualquer um deles, é possível enviar informações sobre crimes em andamento, criminosos foragidos ou situações atípicas em sua comunidade. O sigilo da informação e da fonte é garantido”, reforçou Pimentel.

O canal aceita informações por meio de texto, áudio, foto, vídeo ou pelo formulário eletrônico do e-denúncia. Todas as informações são tratadas de maneira confidencial e ajudam a embasar ações ostensivas e investigativas das forças de segurança do estado.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Casos recentes demonstram a efetividade do serviço. Em fevereiro de 2025, informações recebidas pelo Disque-Denúncia 181 auxiliaram na captura de um casal investigado por integrar um grupo criminoso em Caucaia (AIS 11). Na ação conjunta, foram apreendidos um fuzil, munições, granadas artesanais e maconha. Já em 26 de março, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, no bairro Bonsucesso (AIS 6), em Fortaleza, um homem suspeito de tráfico de drogas. Com ele, foram apreendidos cocaína e um aparelho celular.

A SSPDS segue incentivando a população a utilizar o Disque-Denúncia 181 como ferramenta de combate à criminalidade. A colaboração anônima dos cidadãos continua sendo uma das maiores aliadas da segurança pública no estado.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/. O sigilo e o anonimato são garantidos.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.