DURANTE FISCALIZAÇÃO

Homem é preso com canetas de mounjaro escondidas na calça no Aeroporto de Fortaleza

O medicamento é conhecido por seu uso no controle da diabetes tipo 2 e também amplamente buscado para fins de emagrecimento

Compartilhe:
11 de abril de 2025
Portal GCMAIS

Na noite desta quinta-feira (10), uma operação de fiscalização da Receita Federal surpreendeu dois passageiros em um voo vindo de Portugal com quase 400 canetas do medicamento Mounjaro, no Aeroporto de Fortaleza. O medicamento é conhecido por seu uso no controle da diabetes tipo 2 e também amplamente buscado para fins de emagrecimento. Um dos homens estava com as canetas escondidas dentro da calça.

Homem é preso com canetas de mounjaro escondidas na calça no Aeroporto de Fortaleza
Foto: Ascom Receita Federal

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A carga foi interceptada por autoridades sanitárias no momento do desembarque e, segundo informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o medicamento estava sendo transportado de forma inadequada, sem os requisitos mínimos de segurança e conservação exigidos para produtos injetáveis.

O Mounjaro, que tem aplicação subcutânea, exige armazenamento rigoroso entre 2 °C e 8 °C para manter sua eficácia e segurança. A falta de refrigeração compromete diretamente a estabilidade da substância, podendo representar riscos sérios à saúde de quem vier a utilizá-lo.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Receita Federal apreende canetas de mounjaro no Aeroporto de Fortaleza em voo vindo de Portugal

Uma operação da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal resultou na apreensão de R$ 1.000 em cédulas falsas, cigarros eletrônicos, oito unidades de popper (conhecido como “droga do amor”) e dezenas de ampolas de mounjaro no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Fortaleza. A operação ocorreu na manhã do dia 28 de janeiro e interceptou seis encomendas postais contendo os itens ilícitos. As encomendas, enviadas de São Paulo com destino a Fortaleza foram encontradas com o apoio dos agentes caninos Ithor, Saymon e Bachar, além do uso de técnicas de análise de risco.

Após a apreensão, o dinheiro falso e a droga serão encaminhados à Polícia Federal (PF) para uma investigação. Já os cigarros eletrônicos serão destruídos e as ampolas de mounjaro doadas, seguindo os trâmites de um processo administrativo instaurado pela Receita Federal.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.