RISCO IMINENTE

Operário desaparece após desabamento em obra de metrô na Coreia do Sul

Uma das vítimas foi resgatada após ficar 13 horas nos escombros

Compartilhe:
12 de abril de 2025
Portal GCMAIS

Um desabamento em uma obra de metrô em Gwangmyeong, próximo a Seul, na Coreia do Sul, deixou um trabalhador desaparecido e outro resgatado após 13 horas sob os escombros. O acidente ocorreu nessa sexta-feira (11), e as equipes de resgate continuam as buscas pelo desaparecido, mobilizando dezenas de socorristas, veículos e guindastes. O sobrevivente foi encontrado a cerca de 30 metros de profundidade, consciente, e encaminhado a um hospital.

Operário desaparece após desabamento em obra de metrô na Coreia do Sul
Foto: Associated Press

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O colapso, registrado às 15h13, no horário local (3h13, em Brasília), ‘engoliu’ parte de uma avenida e causou danos a prédios comerciais próximos, de acordo com o jornal The Korea Herald. O caso reforça preocupações com a segurança em obras de infraestrutura na Coreia do Sul. Enquanto as investigações avançam, as equipes de resgate mantêm os esforços para localizar o trabalhador desaparecido, em meio a críticas sobre a prevenção de riscos em projetos similares.

Leia também | Diretores de postos de saúde em Fortaleza serão escolhidos via seleção pública, anuncia Evandro Leitão

As obras fazem parte da construção da Linha Sinansan, uma rota de 29,7 quilômetros planejada para conectar Seul a cidades como Gwangmyeong, Ansan e Siheung. A construtora Posco E&C, responsável pelo trabalho, está sob investigação para determinar as causas do colapso. Conforme a imprensa sul-coreana, rachaduras haviam sido identificadas em um pilar subterrâneo na noite anterior, e o problema foi comunicado às autoridades. Este novo incidente ocorre após outros casos semelhantes no país, como o desabamento em uma obra viária em Anseong, em fevereiro, e o surgimento de uma cratera de 20 metros em Seul, que resultou na morte de um motociclista em março.

Como medida de precaução, o canteiro foi evacuado pela manhã, mas cinco dos 17 trabalhadores que realizavam uma inspeção de segurança no momento do desabamento ficaram inicialmente presos. O desabamento também afetou a infraestrutura da região. Além de engolir um trecho da estrada acima do túnel, o acidente danificou prédios comerciais próximos. Nenhum morador se feriu.

Gwangmyeong, localizada na densamente povoada província de Gyeonggi, é um ponto estratégico na expansão da rede de metrô da região metropolitana de Seul. A Linha Sinansan, com inauguração da primeira fase prevista para dezembro de 2026, é considerada essencial para melhorar a mobilidade urbana na capital sul-coreana e nas cidades vizinhas.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.