A atividade econômica no Ceará registrou crescimento de 2,4% em janeiro de 2025, em comparação com o mês anterior. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Regional do Nordeste (IBCR-NE), divulgado pelo Banco Central (Bacen), que mede o desempenho de setores como indústria, comércio, serviços e agropecuária.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De acordo com análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao Banco do Nordeste (BNB), o avanço foi impulsionado principalmente pela indústria de transformação, que apresentou alta de 7,9% na produção industrial. O comércio varejista também contribuiu para o resultado, com crescimento de 1,7%, puxado pelo aumento de 8,1% nas vendas de veículos, motocicletas, peças e pelo salto de 15% nas vendas de materiais de construção.
Para o economista-chefe do BNB, Rogério Sobreira, a expansão da oferta de crédito tem sido um dos principais fatores de estímulo à economia, mesmo com os juros em patamar elevado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Atividade econômica do Ceará cresce 2,4% em janeiro
Na indústria cearense, os financiamentos contratados junto ao BNB em janeiro totalizaram R$ 190 milhões — um aumento de mais de 1.330% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o programa de microcrédito Crediamigo movimentou mais de R$ 251 milhões no estado, representando uma alta de 34,2% na comparação anual.
Segundo o BNB, essa atuação anticíclica tem ajudado a evitar uma desaceleração econômica no Nordeste, que vem registrando desempenho acima da média nacional. Entre fevereiro de 2024 e janeiro de 2025, a região acumulou crescimento de 3,9%, ligeiramente superior ao índice do país, de 3,8%.
Leia também | Programa Meu Celular: em um ano 7.200 telefones são recuperados no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<