Além da devolução dos dispositivos, o programa também colaborou para a redução de crimes relacionados à subtração de celulares
Programa Meu Celular: em um ano 7.200 telefones são recuperados no Ceará
Completando um ano desde a sua implementação, em abril de 2024, o programa “Meu Celular”, iniciativa da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), teve 7.200 aparelhos recuperados. Os dados são do sistema, criado para atuar no combate a roubos e furtos de celulares no Estado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Além da devolução dos dispositivos, o programa também colaborou para a redução de crimes relacionados à subtração de celulares. Entre abril de 2024 e março de 2025, foram registradas quase 4.800 ocorrências a menos em comparação ao mesmo período anterior. Quando comparados os anos de 2023, antes da implementação, e 2024, primeiro ano de vigência do programa, os roubos de celulares no Ceará caíram cerca de 15%, passando de 22.850 para 19.362 casos.
O mesmo movimento de queda foi observado nos furtos de celulares, com uma redução de 7,4% no comparativo anual. Em 2023, foram 16.234 registros contra 15.030 em 2024. Na capital, Fortaleza, os índices também acompanharam essa tendência, com diminuição de 13,8% nos roubos e 8,3% nos furtos de aparelhos.
Como parte do esforço de devolução, a PCCE iniciou nesta terça-feira, (15), a entrega de um novo lote com 355 celulares recuperados. Duzentos aparelhos serão entregues, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto, em Fortaleza. Os 155 celulares restantes serão disponibilizados a partir da quarta-feira, (16), também na sede da Polícia Civil.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os proprietários são previamente avisados pela SSPDS por meio de mensagens telefônicas. A última leva de devoluções ocorreu em fevereiro, com a entrega de mais de 100 aparelhos, feita gradualmente ao longo do mês.
Como funciona o “Meu Celular”?
A plataforma “Meu Celular” permite que os cidadãos cadastrem seus aparelhos com informações detalhadas como nome completo, CPF e número IMEI – identificação única de cada celular. Com isso, caso o telefone seja roubado ou furtado, o proprietário pode emitir um aviso à SSPDS. Em posse dos dados, a polícia pode identificar o dispositivo durante apreensões e facilitar a devolução ao dono.
Atualmente, mais de 37.800 celulares já foram inseridos no sistema pelos usuários. O cadastro é simples e pode ser feito pelo site da SSPDS, acessando a aba “Meu Celular” no menu lateral. A iniciativa tem se mostrado fundamental para agilizar a recuperação de aparelhos e dificultar a revenda de dispositivos ilegais.
Leia também | Ladrão invade padaria, faz lanche, furta dinheiro e leva pães recém-assados
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Novo voo com brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza nesta sexta-feira

Bolsonaro apresenta piora clínica e permanece na UTI sem previsão de alta

TRE-CE mantém cassação de prefeito e vice-prefeita de Senador Sá por abuso de poder
