RELIGIÃO

Cruz da primeira missa no Brasil retorna ao país após 525 anos e percorre cinco estados

O objeto histórico chegou na segunda-feira (14) e será levado em peregrinação por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia e o Distrito Federal

Compartilhe:
16 de abril de 2025
Portal GCMAIS

A cruz utilizada na primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, retornou ao país após 525 anos. O objeto histórico chegou na segunda-feira (14) e será levado em peregrinação por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia e o Distrito Federal durante as celebrações da Semana Santa.

Cruz da primeira missa no Brasil retorna ao país após 525 anos e percorre cinco estados
Foto: Divulgação/Jonathas Ventura/Santuário Cristo Redentor

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A peça saiu de Portugal no sábado (12), passando por Braga, Fátima, Cascais e Lisboa antes de desembarcar no Brasil. A peregrinação faz parte do evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, promovido pelo Movimento Brasil com Fé, Santuário Cristo Redentor e Instituto Redemptor.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Cruz da primeira missa no Brasil retorna ao país após 525 anos

No país, a cruz poderá ser vista até o dia 26 de abril, quando será realizada uma celebração litúrgica em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, em memória à missa de 1500. No dia seguinte, a relíquia retorna ao Museu da Sé de Braga, em Portugal.

A primeira missa foi conduzida por Frei Henrique de Coimbra, no atual município de Porto Seguro, após a chegada da expedição de Pedro Álvares Cabral ao litoral baiano. A celebração marcou a tomada de posse das novas terras pela Coroa Portuguesa e o início da catequização dos povos originários.

Leia também | Homem furta números do muro de prédio residencial na zona nobre de Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.