O objeto histórico chegou na segunda-feira (14) e será levado em peregrinação por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia e o Distrito Federal
Cruz da primeira missa no Brasil retorna ao país após 525 anos e percorre cinco estados
A cruz utilizada na primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, retornou ao país após 525 anos. O objeto histórico chegou na segunda-feira (14) e será levado em peregrinação por São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia e o Distrito Federal durante as celebrações da Semana Santa.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A peça saiu de Portugal no sábado (12), passando por Braga, Fátima, Cascais e Lisboa antes de desembarcar no Brasil. A peregrinação faz parte do evento “Brasil com Fé – Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”, promovido pelo Movimento Brasil com Fé, Santuário Cristo Redentor e Instituto Redemptor.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cruz da primeira missa no Brasil retorna ao país após 525 anos
No país, a cruz poderá ser vista até o dia 26 de abril, quando será realizada uma celebração litúrgica em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, em memória à missa de 1500. No dia seguinte, a relíquia retorna ao Museu da Sé de Braga, em Portugal.
A primeira missa foi conduzida por Frei Henrique de Coimbra, no atual município de Porto Seguro, após a chegada da expedição de Pedro Álvares Cabral ao litoral baiano. A celebração marcou a tomada de posse das novas terras pela Coroa Portuguesa e o início da catequização dos povos originários.
Leia também | Homem furta números do muro de prédio residencial na zona nobre de Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Homem suspeito de estuprar filha adolescente é preso pela Polícia Civil no Crato

Domingo de altas temperaturas e possibilidade de chuva à noite no Ceará; veja previsão do tempo até terça-feira (29)

Missa ao Papa Francisco reúne milhares no Vaticano: ‘Devemos acolher o seu legado’, diz cardeal
