Em regiões litorâneas, Jaguaribana, Cariri e Sertão Central os termômetros podem marcar até 35°C.
Onda de calor atinge o Ceará e deve elevar temperaturas até esta sexta-feira (18)
O calor intenso que já vem sendo sentido em todo o Ceará deve se intensificar até esta sexta-feira (18), segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Uma onda de calor está elevando as temperaturas em Fortaleza e no interior do estado, especialmente nas regiões litorâneas, Jaguaribana, Cariri e Sertão Central, onde os termômetros podem marcar até 35°C.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Na manhã desta quinta-feira (17), Fortaleza já registrava 30°C, com sensação térmica ainda maior devido ao clima abafado. Para quem está na capital, o desconforto tem sido diário. “Só no ventilador, direto, o dia todo. Está muito quente”, reclama a nutricionista Mariana Ripardo, que também reforça a importância de manter hábitos saudáveis: “Tem que ser muita hidratação, muito líquido, roupas leves, claras… porque está insuportável.”
Ver essa foto no Instagram
Com a intensificação das temperaturas, autoridades em saúde reforçam o alerta para grupos mais vulneráveis, como gestantes, idosos e recém-nascidos, que correm maior risco de desidratação e outros problemas relacionados ao calor extremo.
“Bebê sempre com água. Sempre dou a dica de andar com garrafinha ou colocar alarme no celular, principalmente pra quem esquece de se hidratar. E tem até aplicativos que lembram a gente de beber água”, explica Mariana.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os sintomas de desidratação incluem dor de cabeça, enjoo, vômitos, tontura e até confusão mental. Para prevenir essas condições, a recomendação é manter uma alimentação equilibrada e rica em alimentos que ajudam na reposição de líquidos e minerais.
“Frutas como melancia, melão, abacaxi, laranja e tangerina são ótimas aliadas. Algumas verduras com alto teor de água, como pepino e abobrinha, também ajudam. E água de coco é excelente para repor os eletrólitos que estamos perdendo com o suor”, complementa a nutricionista.
Quem está de passagem pela capital também precisa se adaptar ao calor. A turista Isabel Carvalho, do Rio de Janeiro, comentou que já esperava temperaturas elevadas, mas ainda assim se surpreendeu com o clima nos últimos dias. “Desde segunda-feira o calor aqui não dá trégua. Já peguei altas temperaturas! Só tomando muita água de coco pra aguentar e refrescar”, conta.
Como se proteger do calor:
- Beba muito líquido, mesmo sem sentir sede.
- Use roupas leves, claras e confortáveis.
- Evite exposição ao sol nos horários mais quentes (das 10h às 16h).
- Mantenha a casa arejada e utilize ventiladores ou climatizadores.
- Consuma frutas, verduras e alimentos frescos.
- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas e comidas muito gordurosas.
A Funceme prevê que as temperaturas comecem a diminuir gradualmente no final de semana, com possibilidade de pancadas de chuva em algumas regiões do estado. Até lá, a recomendação é manter os cuidados e evitar exposição excessiva ao calor.
Leia também | Compras de última hora levam consumidores em busca de produtos típicos da Semana Santa
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

INSS começa a notificar nove milhões de aposentados e pensionistas por descontos indevidos

Polícia Militar impede ataque com granada em comunidade de Fortaleza

Ex-secretário de saúde do Ceará é vítima de assalto na área nobre de Fortaleza; vídeo
