A Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, é um dos momentos mais solenes e significativos do calendário da Igreja Católica Apostólica Romana
“Amor, união e reflexão”: Elmano e Evandro publicam mensagens na Sexta-feira da Paixão
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, publicaram mensagens para marcar a Sexta-feira da Paixão, nas redes sociais.

“Nesta Sexta-feira da Paixão, lembramos o amor mais puro e o sacrifício mais profundo”, pontuou o governador. “Que esse momento nos inspire a renovar nossa esperança, fortalecer a compaixão e valorizar o que realmente importa. Que a paz e a luz de Cristo habitem em cada coração! Desejo um excelente feriado a todas e todos os cearenses!”
Já o prefeito de Fortaleza desejou “a todas as famílias que haja amor, união e reflexão nos lares”. “Que o sacrifício de Cristo possa renovar nossa fé, empatia e capacidade de perdoar”, disse ele, ainda, desejando bom feriado para os moradores da capital cearense.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Semana Santa: entenda o significado da sexta-feira
A Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, é um dos momentos mais solenes e significativos do calendário da Igreja Católica Apostólica Romana. Celebrada sempre na sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa, a data marca o dia em que, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo foi crucificado e morreu para a salvação da humanidade.
A Sexta-feira Santa integra o chamado Tríduo Pascal, que começa na Quinta-feira Santa e se estende até o Sábado de Aleluia, culminando na celebração da Páscoa. Este período é considerado o ápice do ano litúrgico católico, pois recorda os últimos momentos da vida de Jesus, seu sofrimento, morte e, posteriormente, sua ressurreição.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Para os católicos, a Sexta-feira Santa é um dia de profundo luto e recolhimento. O silêncio predomina nas igrejas e lares, em respeito ao sacrifício de Cristo. É o único dia do ano em que não se celebra a missa, pois a Igreja entende que, neste dia, o próprio Cristo, o Cordeiro de Deus, foi imolado. Em vez da missa, realiza-se a Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, composta por três partes: a Liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e a Comunhão Eucarística.
Durante a Liturgia da Palavra, são lidas passagens bíblicas que narram a Paixão de Cristo, especialmente o Evangelho segundo São João. Em seguida, ocorre a Adoração da Cruz, momento em que os fiéis veneram a cruz, símbolo do sacrifício de Jesus. Por fim, a Comunhão Eucarística é distribuída, mas com hóstias consagradas no dia anterior, já que não há consagração neste dia.
Leia também | Por que não tem missa na Sexta-feira Santa?

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Governador Elmano de Freitas será avô pela primeira vez

Mulher é agredida por homem na frente de criança no meio da rua em Maracanaú (CE)

Criminoso assalta loja de ração no bairro Vila Peri, em Fortaleza
