HOSPITAIS DO CEARÁ

Primeira Páscoa: bebês internados em UTI ganham ensaio fotográfico com acessórios e decoração

A iniciativa faz parte do trabalho da Terapia Ocupacional do HGF

Compartilhe:
18 de abril de 2025
Portal GCMAIS

Em meio ao som dos monitores e aos cuidados delicados da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), um toque de ternura mudou a rotina dos profissionais e famílias: bebês internados participaram de um ensaio fotográfico em alusão à Páscoa, transformando-se, por um momento, em encantadores coelhinhos.

Primeira Páscoa: bebês internados em UTI ganham ensaio fotográfico com acessórios e decoração
Foto: Reprodução

Com orelhinhas de EVA feitas à mão, os pequenos protagonizaram uma cena de pura doçura. Mas, por trás da leveza das imagens, está a força de mães incansáveis, que enfrentam diariamente os desafios de acompanhar a internação de seus filhos prematuros ou com condições de saúde delicadas. Mais do que adereços, essas mães costuram vínculos, laços e amor.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A iniciativa faz parte do trabalho da Terapia Ocupacional do HGF, por meio do grupo de “atividades expressivas e produtivas”, que convida familiares a se envolverem em ações criativas com os bebês. “O objetivo disso é tornar esse ambiente mais acolhedor, mais humanizado, e trazer esse vínculo mãe e filho nesse momento da produção”, explica Preslavia Colares, terapeuta ocupacional da unidade.

Segundo o setor, cerca de 12 familiares participam mensalmente da atividade. Datas comemorativas como Carnaval, Natal e Dia das Crianças também são marcadas por ações temáticas, sempre com atenção às normas do Controle de Infecção Hospitalar e do Núcleo de Qualidade do HGF.

Foi com esse cuidado e amor que Valdenia Alves, 23, mãe da pequena Marielly, mergulhou na confecção das orelhinhas da filha, nascida prematura há pouco mais de um mês. “É uma alegria poder aproveitá-la. É uma oportunidade de ficar mais junto dela, faço com todo o amor”, diz, emocionada.

Larissa do Vale, 22, também viu na iniciativa um alento. Sua filha, Laís Maria, nasceu com hérnia diafragmática e encantou a equipe com o adereço pascal. “Uma gravidez é sempre um baque, né? Mas, a gente cria um amor inexplicável. Ainda mais para a gente, que considera tê-la conosco um milagre”, compartilha a jovem mãe.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

A mesma ternura se espalhou pelo interior do estado. No Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, a cena se repetiu. Lá, a tradição do ensaio de Páscoa com os recém-nascidos é mantida anualmente, sob rigorosos cuidados com a saúde dos pequenos. Todos os materiais são esterilizados e avaliados pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.

Janaila Araújo, 27, mãe do pequeno Pedro Átila, de menos de uma semana de vida, se surpreendeu com a ação. “Eu não imaginava de jeito nenhum que fosse ter esse ensaio lindo aqui! O Pedro Átila está me trazendo muita felicidade, e é muito bom poder guardar uma lembrancinha dele assim, com tanto carinho”, relatou, com brilho nos olhos.

Kátia Idaline, enfermeira coordenadora da Neonatologia do HRSC e idealizadora da ação, destaca o papel emocional da iniciativa. “O hospital trabalha muito a experiência do paciente, mas aqui, nosso foco está no acompanhante, que são as mamães. Serve como uma descompressão que traz felicidade para elas, frente ao período que estão atravessando”, explica.

No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza, a Páscoa também foi celebrada com um gesto de delicadeza: um ensaio fotográfico nos próprios quartos da UTI Neonatal, organizado pela equipe multidisciplinar. Lá, o projeto “Bebê Páscoa” nasceu do desejo de criar memórias afetivas em meio aos cuidados intensivos.

Emanuella Brito, psicóloga da Neonatologia do Hias, reforça que o cuidado vai além do clínico. “Apesar de simples, a iniciativa tem um impacto positivo nas mães e em toda a família. É essencial lembrar a todos da importância do cuidado integral”, afirma.

Leia também | Veículos recebem multas de até R$ 10 mil por trafegar em áreas proibidas de desova de tartarugas

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.