Em nota oficial divulgada nesta manhã, a Arquidiocese de Fortaleza expressou pesar e destacou a importância do legado deixado pelo Papa
Dom Gregório convoca toque de sinos nas igrejas de Fortaleza em homenagem ao Papa Francisco
Em memória do falecimento do Papa Francisco, a Arquidiocese de Fortaleza anunciou que todas as igrejas da capital cearense tocarão seus sinos nesta segunda-feira (21), às 18h. A convocação foi feita por Dom Gregório Paixão, OSB, durante coletiva de imprensa realizada no início da tarde. A iniciativa simboliza o luto da Igreja local e homenageia a trajetória do pontífice, falecido na manhã de hoje, aos 88 anos, em Roma.

O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi o 266º líder da Igreja Católica e o primeiro pontífice da América Latina e da ordem dos jesuítas. Ele morreu às 7h35 (horário local), após complicações decorrentes de uma pneumonia dupla. O pontífice havia passado 38 dias internado no Hospital Gemelli e havia retornado ao Vaticano para continuar o tratamento.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Em nota oficial divulgada nesta manhã, a Arquidiocese de Fortaleza expressou pesar e destacou a importância do legado deixado pelo Papa. “É com profunda tristeza e sentimento de perda que a Arquidiocese de Fortaleza recebe a notícia do falecimento do Santo Padre. O Papa Francisco, Bispo de Roma e Sucessor de Pedro, dedicou toda a sua vida ao serviço do Senhor e da Igreja, sendo um incansável anunciador do Evangelho da misericórdia e da esperança.”
Francisco assumiu o papado em 2013 e ficou marcado por sua postura simples, seu engajamento com os pobres e marginalizados, além do firme posicionamento em temas como justiça social, meio ambiente e acolhimento aos refugiados. Ele também protagonizou avanços no diálogo inter-religioso e foi o primeiro papa a visitar a Península Arábica, onde assinou um histórico documento de fraternidade com líderes islâmicos, em 2019.
A cerimônia de colocação do corpo do Papa no caixão está marcada para as 18h GMT (15h em Brasília), na Capela da Casa Santa Marta, onde o pontífice morava. A Arquidiocese de Fortaleza se junta, assim, ao luto da Igreja em todo o mundo, prestando sua última homenagem a um dos papas mais carismáticos da história recente.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Confira o pronunciamento da Arquidiocese de Fortaleza na íntegra, após a morte do Papa Francisco:
É com profunda tristeza e sentimento de perda que a Arquidiocese de Fortaleza recebe a notícia do falecimento do Santo Padre, Papa Francisco, ocorrido nesta manhã de segunda-feira de Oitava de Páscoa, às 7h35, na Casa Santa Marta, no Vaticano.
O anúncio, feito pelo Cardeal Farrell, Camerlengo da Santa Igreja Romana, recorda-nos que o Papa Francisco, Bispo de Roma e Sucessor de Pedro, dedicou toda a sua vida ao serviço do Senhor e da Igreja, sendo um incansável anunciador do Evangelho da misericórdia e da esperança.
Com seu testemunho de fé, humildade e amor aos mais pobres, o Santo Padre marcou profundamente a história da Igreja e do mundo, inspirando-nos a viver os valores cristãos com coragem, fidelidade e compaixão.
Neste momento de dor, unimo-nos em oração, recomendando sua alma ao Pai Misericordioso, e pedimos a Deus que console a Igreja Católica e todos os fiéis que choram a partida deste pastor tão amado.
Que Nossa Senhora da Assunção, Padroeira de Fortaleza, interceda por ele, e que seu legado de fé, caridade e fraternidade continue a frutificar em nossos corações.
Arquidiocese de Fortaleza
Leia também | Papa Francisco morre aos 88 anos, o líder mais velho da Igreja em sete séculos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Sessão da Tarde de hoje: veja qual o filme desta quarta-feira (21)

Resultado Totoloto (21/05): confira números da chave sorteada

Resultado da Loteria dos Sonhos de hoje, quarta-feira (21/05)
