PREVISÃO DO TEMPO

Após alertas meteorológicos, chuvas são registradas em mais de 130 municípios do Ceará

As maiores ocorrências foram registradas nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, Litoral do Pecém, Cariri e Litoral Norte

Compartilhe:
23 de abril de 2025
Portal GCMAIS

Após os alertas de perigo para chuvas intensas emitidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Ceará contabilizou precipitações em 138 municípios entre as 7h de terça-feira (22) e as 7h desta quarta-feira (23). Os dados são do balanço parcial da Funceme.

Após alertas meteorológicos, chuvas são registradas em mais de 130 municípios do Ceará
Foto: Marciel Bezerra

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<< 

As maiores ocorrências foram registradas nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, Litoral do Pecém, Cariri e Litoral Norte. Boa Viagem, no interior do estado, teve o maior volume de chuva, com 91 milímetros. Outros municípios também apresentaram altos acumulados, como Itapipoca (89,2 mm), Abaiara (82 mm), Aurora e Camocim (ambas com 75 mm). Em Fortaleza, o posto da Fundação Maria Nilva Alves (Água Fria) registrou 15,6 mm.

De acordo com a Funceme, as chuvas desta quarta devem se concentrar, principalmente, durante a madrugada e manhã nas faixas litorâneas e no Cariri. À tarde, os maiores volumes tendem a ocorrer na Ibiapaba e no norte do Sertão Central. À noite, a expectativa é de céu parcialmente nublado na maior parte do estado.

Para quinta-feira (24), o cenário mais favorável a chuvas se concentra no Centro-Norte do estado, incluindo o Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Litoral Norte, Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba e Maciço de Baturité. O sul do estado, por outro lado, não apresenta previsão de acumulados significativos.

As chuvas estão relacionadas ao avanço de áreas de instabilidade vindas do Oceano Atlântico e do leste nordestino, somadas a fatores locais como a brisa, o relevo e a interação entre temperatura e umidade. Outro fator determinante é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favorece a formação de nuvens carregadas na região equatorial.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Maiores registros de chuva no Ceará (últimas 24h):

  • Boa Viagem (Açude Vieirão): 91 mm
  • Itapipoca (Arapari): 89,2 mm
  • Abaiara (Abaiara): 82 mm
  • Aurora (Terra Vermelha): 75 mm
  • Camocim (Camocim): 75 mm
  • Marco (Panacui): 70 mm
  • Assaré (Assaré): 69,4 mm
  • Tamboril (Oliveira): 69 mm
  • Várzea Alegre (Riacho Verde): 68 mm
  • Pacatuba (Pacatuba): 68 mm

Leia também | Tromba d’água é registrada em praia de Fortaleza; vídeo

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.