FENÔMENO RARO

Céu “sorridente”: conjunção entre Lua, Vênus e Saturno poderá ser vista sexta-feira (25)

O fenômeno, conhecido como conjunção tripla, ocorrerá no horizonte leste e poderá ser observado até pouco antes do nascer do Sol.

Compartilhe:
24 de abril de 2025
Portal GCMAIS

Na madrugada desta sexta-feira (25), o céu promete um espetáculo raro e para os apaixonados por astronomia e observadores da madrugada. A partir das 4h, a Lua crescente, os planetas Vênus e Saturno vão se alinhar de forma a formar uma imagem curiosa: um rosto sorridente no céu. O fenômeno, conhecido como conjunção tripla, ocorrerá no horizonte leste e poderá ser observado até pouco antes do nascer do Sol.

Céu “sorridente”: conjunção entre Lua, Vênus e Saturno poderá ser vista sexta-feira (25)
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Nessa configuração celeste, Vênus será o ponto mais alto, brilhando intensamente e representando um dos “olhos”. Saturno, menos luminoso e posicionado mais abaixo, formará o segundo olho. A Lua crescente, por sua vez, ficará mais próxima do horizonte, formando a “boca” do sorriso. Especialistas recomendam inclinar levemente a cabeça no sentido horário para enxergar melhor a composição.

Conjunções entre dois astros não são incomuns, mas a conjunção tripla — quando três corpos celestes se alinham visualmente no céu — é considerada rara e especial. O evento visualmente chamativo também tem valor científico, pois marca um alinhamento momentâneo entre corpos que, apesar de parecerem próximos da perspectiva da Terra, estão a milhões de quilômetros uns dos outros.

Em algumas regiões do mundo, também será possível observar o planeta Mercúrio logo abaixo do alinhamento, enriquecendo ainda mais a formação celeste.

>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Como e onde observar

Para aproveitar a melhor vista do fenômeno, os astrônomos sugerem:

  • Escolher um local com o céu limpo, longe de luzes artificiais e com vista livre para o horizonte leste;
  • Estar atento a partir das 4h da manhã, pois a luz do amanhecer pode dificultar a visualização, especialmente de Saturno;
  • Evitar olhar diretamente para o Sol ao amanhecer, a fim de proteger a visão.

Quem quiser uma ajudinha para localizar os planetas e a Lua pode contar com aplicativos gratuitos como Stellarium, Sky Map e SkyView, disponíveis para Android e iOS. Eles utilizam realidade aumentada para identificar, em tempo real, os corpos celestes visíveis ao apontar o celular para o céu.

Nesta sexta, o céu não será apenas um cenário de estrelas — ele será também um convite ao encantamento, à curiosidade científica e, claro, a um raro sorriso cósmico.

Leia também | Itinerário da linha de ônibus Henrique Jorge/Centro é ampliado até o Terminal José de Alencar

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.