Um novo voo com um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarca na manhã desta sexta-feira (25) no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Ao todo, 84 passageiros estarão a bordo da aeronave, marcando o sétimo voo de repatriação desde o início da gestão de Donald Trump nos EUA, e o sexto com chegada na capital cearense.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A previsão de pouso é às 8h. Assim como nas operações anteriores, parte dos repatriados será levada em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até Belo Horizonte (MG), onde o desembarque ocorrerá no Aeroporto Internacional de Confins.
Em solo cearense, os repatriados contarão com o apoio da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih). O acolhimento será realizado de forma humanizada, com a entrega de kits de higiene pessoal, alimentação e água.
A Sedih destacou que os passageiros receberão apoio psicossocial e acompanhamento da equipe multidisciplinar do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O atendimento será feito por meio do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), instalado no próprio aeroporto.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“O objetivo é garantir dignidade e apoio imediato aos brasileiros que retornam ao país em situação de vulnerabilidade”, informou a secretaria.
A repatriação é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e envolve diversos órgãos federais e estaduais. Também participam da operação os ministérios da Saúde, Desenvolvimento e Assistência Social, Relações Exteriores, Defesa, Justiça e Segurança Pública, além da Polícia Federal, Defensoria Pública da União e as concessionárias aeroportuárias Fraport Brasil (CE) e BH Airport (MG).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é responsável por fornecer passagens rodoviárias aos deportados que precisarão continuar viagem até suas cidades de origem.
Leia também | Policial Militar do Ceará é preso em Pernambuco por homicídio e ocultação de cadáver
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<