CELEBRAÇÃO

Fiéis em Fortaleza celebram Rosário da Madrugada com cruz original da primeira missa no Brasil

O encontro religioso ocorreu no Instituto Hesed e contou com transmissão pela internet

Compartilhe:
25 de abril de 2025
Portal GCMAIS

Fiéis católicos participaram, na madrugada desta sexta-feira (25), em Fortaleza, de uma celebração especial do Rosário da Madrugada com a presença da cruz original utilizada na primeira missa realizada no Brasil, em 1500. O encontro religioso ocorreu no Instituto Hesed e contou com transmissão pela internet.

Fiéis em Fortaleza celebram Rosário da Madrugada com cruz original da primeira missa no Brasil
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A relíquia, com cerca de 40 centímetros e feita inteiramente de ferro, veio de Portugal especialmente para as comemorações dos 525 anos da missa celebrada em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, em 26 de abril de 1500. Atualmente, a peça histórica integra o acervo do Museu do Tesouro da Sé de Braga.

Fiéis católicos celebram Rosário da Madrugada em Fortaleza

Durante a celebração, o arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, destacou o valor simbólico do artefato para a fé católica e a memória histórica do país. “É muito importante nós recebermos a cruz, porque precisamos, a cada dia, resgatar e amar a nossa história. Os antigos diziam que quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai. Nós sabemos qual é a nossa origem. Eis a graça de estar aqui e celebrar outra vez aquilo que foram os nossos princípios”, afirmou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Fortaleza foi uma das cerca de 20 cidades brasileiras escolhidas para receber a cruz como parte do evento nacional “Brasil com Fé – Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz”. A iniciativa é promovida pelo Movimento Brasil com Fé, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor, e ocorre entre os dias 12 e 27 de abril.

Leia também | Fim de semana no Ceará será de menos chuvas e mais calor no centro-sul, diz Funceme

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.