Ainda não há previsão de quanto tempo o conclave deste ano irá durar, já que o ritmo das votações depende do consenso entre os cardeais
Vaticano define que conclave para escolher novo papa vai iniciar em 7 de maio
O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (28) que o conclave para a escolha do novo papa terá início em 7 de maio. A decisão foi tomada durante uma reunião a portas fechadas dos cardeais, realizada após o encerramento do período oficial de luto de nove dias, pela morte do Papa Francisco, sepultado no último sábado (26).

O conclave reunirá 135 cardeais com menos de 80 anos, vindos de diversas partes do mundo, que terão a responsabilidade de eleger o 267º pontífice da Igreja Católica, que atualmente conta com cerca de 1,4 bilhão de fiéis. Entre os eleitores, sete são brasileiros, incluindo Sérgio da Rocha, Odilo Scherer e Orani Tempesta.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A Capela Sistina, tradicional palco das votações, foi fechada para visitação pública nesta segunda-feira, para que sejam realizados os preparativos necessários, como a instalação da chaminé onde será queimada a cédula de votação, sinalizando com fumaça preta ou branca o andamento do processo. Durante o conclave, os cardeais permanecem isolados no Vaticano e fazem um juramento de absoluto sigilo sobre as discussões e votações.
Vaticano define que conclave para escolher novo papa vai iniciar em 7 de maio
Para que um novo papa seja eleito, é necessário que um candidato alcance dois terços dos votos dos cardeais presentes – o que, com 133 eleitores, equivaleria a pelo menos 89 votos. O processo prevê até quatro votações diárias e pode se estender por vários dias, embora os dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, tenham sido concluídos em apenas dois dias.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ainda não há previsão de quanto tempo o conclave deste ano irá durar, já que o ritmo das votações depende do consenso entre os cardeais. Em caso de impasse após 34 votações, os dois mais votados passam a disputar uma espécie de segundo turno, mas ainda assim será necessário atingir a maioria qualificada.
A expectativa é de que o novo papa seja anunciado ao mundo da sacada da Basílica de São Pedro, repetindo a tradição secular da Igreja Católica.
Leia também | Missa ao Papa Francisco reúne milhares no Vaticano: ‘Devemos acolher o seu legado’, diz cardeal

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata agressivo, informa gabinete

Eleições em Buenos Aires neste domingo testarão força de Milei contra Macri

Alckmin entrega convite ao Papa Leão XIV para visitar Brasil durante a COP30 em Belém
