Fortaleza tem sido cenário de uma sequência de casos de violência, na Barra do Ceará e região, ao longo da última semana, incluindo chacina, assassinato de influenciadoras, atos de vingança, prisões e interferência no transporte público que contempla a área. Relembre os fatos registrados desde o primeiro dia do mês.
Bia e Bianca
No feriado do dia 1º de maio, última quinta-feira, as influenciadoras Bianca dos Santos, de 15 anos, e Maria Beatriz dos Santos, de 20, foram mortas a tiros enquanto estavam com um grupo de pessoas em um espigão na Vila do Mar. Segundo testemunhas, os criminosos chegaram pelo mar, utilizando uma moto aquática (jet ski) e um bote a motor.
Apurações iniciais apontavam que o alvo dos disparos era um dos indivíduos com quem elas estavam, na ocasião, com as duas tendo sido atingidas por engano, mas os detalhes ainda serão analisados pela investigação da polícia. Beatriz morreu no local. Bianca chegou a ser socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cristo Redentor, mas não resistiu aos ferimentos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Moskou
O caso teve desdobramentos após a morte das irmãs. O criador de conteúdo Antônio Victor Araújo Ferreira, conhecido como Moskou e namorado de Bianca dos Santos, uma das irmãs assassinadas, foi preso suspeito de participar em uma tentativa de chacina horas após o crime. Ele estaria tentando vingar a morte da namorada.
O influenciador havia publicado vídeos nas redes sociais prometendo vingança pelo crime. Horas depois, por volta das 2h da madrugada, testemunhas relataram que dois homens armados chegaram ao campo do Cruzeiro, no Pirambu, e dispararam contra várias pessoas. Na ocasião, quatro vítimas foram socorridas para hospitais da capital, com três delas tendo ficado em estado grave.
Moskou foi reconhecido por testemunhas como um dos autores dos disparos. Ele foi preso na manhã da sexta-feira (2). Já neste sábado (3), ele passou por audiência, com o juiz responsável tendo decidido converter a prisão em flagrante em prisão preventiva, de modo que ele continuará recolhido no sistema prisional.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fortaleza: Barra do Ceará e região têm semana com ataques, chacina e vingança
Conforme o inquérito policial, Moskou divulgava a organização criminosa a que pertence, o que era amplificado pelo alcance que tem nas redes sociais. O juiz responsável pela decisão deste sábado aponta que é necessário manter a reclusão do jovem, de modo a limitar a atividade de facção criminosa associada a ele.
Manifestação
Familiares e amigos das duas irmãs influenciadoras fizeram um protesto no domingo (4), em Fortaleza, queimando colchões e outros materiais na rua. A manifestação aconteceu na Vila do Mar, na Barra do Ceará, com o ato tendo sido acompanhado por agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Durante a manifestação deste domingo, objetos foram queimados e o tráfego foi temporariamente interrompido em um trecho da avenida que margeia a orla da Vila do Mar. A mãe das jovens esteve presente e clamou pela prisão dos responsáveis pelo crime, que, segundo as investigações, estão ligados a uma facção criminosa.
Chacina
Já na noite desta terça-feira (6), uma chacina deixou pelo menos quatro pessoas mortas e outras feridas em um campo society na rua Tambaú, na região da Grande Barra do Ceará. O ataque a tiros ocorreu enquanto as vítimas jogavam futebol em um campo da comunidade. Todas estavam uniformizadas no momento do ataque e, segundo testemunhas, foram surpreendidas, sem chance de defesa.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
De acordo com informações apuradas pelo GCMais, duas pessoas morreram no local e outras foram socorridas em estado grave para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Pirambu e para o Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro. Mais duas vítimas não resistiram aos ferimentos e morreram nas unidades de saúde, totalizando quatro mortos até o momento.
Moradores da região relataram momentos de terror. Foram ouvidos vários disparos de arma de fogo, seguidos de correria intensa no campo e nas ruas próximas, inclusive em frente à unidade de saúde. Vídeos gravados por moradores mostram cenas de desespero, com parentes carregando os feridos nos braços e gritos de angústia ecoando pela comunidade.
Transporte público
Três linhas de ônibus foram afetadas na região da Vila do Mar, em Fortaleza, após os casos de violência. Conforme o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), duas linhas ficaram com a circulação temporariamente suspensa e uma terceira operando com desvio de rota.
As linhas 102 – Vila Santo Antônio/Nossa Senhora das Graças/Centro e 110 – Vila do Mar/Centro deixaram de circular desde o fim de semana. Já a linha 120 – Vila do Mar/Náutico/Antônio Bezerra continuou em funcionamento, mas com desvio pela avenida Leste-Oeste, sem acesso ao bairro Pirambu. Segundo o Sindiônibus, a decisão foi motivada pelos “acontecimentos recentes na região da Vila do Mar”.
Leia também | Mulher é morta a tiros após ter casa invadida em Itapipoca, no interior do Ceará
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.