Vinícius Cunha Batista era natural de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, e dividia a rotina entre a cidade natal e Fortaleza
Pesca ilegal: Ibama apreende uma tonelada de pargo e guaiuba no porto de Camocim/CE
Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam uma tonelada de pargo e guaiuba, advindos de pesca ilegal, no porto de Camocim, no litoral do Ceará. A operação foi realizada durante a madrugada desta sexta-feira (9), quando os agentes apreenderam ainda um barco de pesca utilizado na ação.

Na ocasião, foram lavrados quatro autos de infração, totalizando R$ 148.480,00. Segundo o Ibama, os peixes foram pescados em área proibida e durante a época do defeso, que diz respeito à proibição temporária da pesca de determinadas espécies, normalmente durante a época de reprodução, para garantir a preservação desses animais. O objetivo é proteger os peixes em reprodução e garantir a sustentabilidade da pesca.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Pesca ilegal: Ibama apreende uma tonelada de pargo e guaiuba no porto de Camocim/CE
A lei brasileira prevê a proibição da pesca em determinadas áreas ou períodos do ano, de modo a garantir a preservação dos recursos pesqueiros e a sustentabilidade da pesca e dos ecossistemas. Essas restrições visam, principalmente, proteger espécies durante fases críticas do ciclo de vida, como a reprodução, além de evitar a sobrepesca e a degradação dos habitats naturais.
Além de períodos específicos, há também áreas permanentemente interditadas à pesca, como trechos de rios próximos a corredeiras, barragens, bueiros, pontos de despejo de efluentes e Unidades de Conservação. Essas restrições são estabelecidas porque esses locais tornam as espécies mais vulneráveis à captura predatória.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, tipifica como crime a pesca em período ou local proibido, prevendo penas de detenção de um a três anos, multa ou ambas as penalidades cumulativamente (artigo 34). O uso de métodos ilícitos, como explosivos ou substâncias tóxicas, pode levar à reclusão de um a cinco anos, além de multa (artigo 35). O Decreto nº 6.514/2008 detalha as infrações administrativas, aplicando multas que podem ultrapassar R$ 100 mil, além de apreensão de equipamentos e do pescado.
Leia também | Três policiais militares são presos por morte de empresário em Fortaleza

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

A 11 dias do fim do mês, chuvas devem ficar abaixo da média histórica no Ceará

Motociclista sofre acidente ao trafegar por ciclofaixa no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza

Sine Municipal de Fortaleza oferta quase 2 mil vagas de emprego nesta semana
