Aplicativo Meu INSS é o único meio seguro para solicitar ressarcimento; presidente Gilberto Waller reforça: “Ninguém fala em nome do INSS”
Fraude no INSS: canal oficial para reembolso de descontos indevidos estará disponível a partir de quarta-feira (14)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que, a partir de terça-feira (13), 9 milhões de aposentados e pensionistas serão notificados sobre descontos indevidos realizados por associações em seus benefícios. No dia seguinte, 14 de maio, os beneficiários poderão informar se as operações foram autorizadas ou se são indevidas. O presidente do INSS, Gilberto Waller, alertou para a importância de utilizar apenas o aplicativo Meu INSS para essas solicitações, enfatizando: “O contato é direto com você. Ninguém fala em nome do INSS”.

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Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, Waller destacou que as notificações serão enviadas exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS. Ele orientou: “Não clique em links, não abra e-mails, não abra SMS. Se você não tiver acesso ao aplicativo, pode ligar para o 135”. O presidente também reforçou que o INSS não realiza contatos por telefone ou mensagem de texto.
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Os aposentados e pensionistas que identificarem descontos não autorizados entre março de 2020 e março de 2025 poderão solicitar o reembolso diretamente pelo Meu INSS. Ao acessar a opção de ressarcimento, o beneficiário verá os vínculos identificados e poderá informar se reconhece ou não os descontos. Caso não reconheça, o INSS entrará em contato com a instituição responsável para que apresente a documentação comprobatória. Se a documentação não for apresentada em até 15 dias úteis, o INSS realizará o pagamento ao beneficiário.
Waller também informou que, caso as associações não realizem o pagamento, serão encaminhadas à Advocacia-Geral da União para que sejam tomadas as medidas necessárias. Atualmente, há R$ 2,1 bilhões bloqueados judicialmente para garantir o ressarcimento dos beneficiários.
O INSS reforça que o Meu INSS é o único canal oficial para solicitação de reembolso de descontos indevidos. Qualquer contato fora dessa plataforma deve ser considerado suspeito. Beneficiários que identificarem descontos não autorizados devem agir com cautela e utilizar os meios oficiais para resolver a situação.
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