O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com líderes de grandes empresas chinesas e participa da cúpula Celac-China; 16 acordos devem ser assinados
Lula inicia agenda oficial na China com reuniões com empresários e foco em acordos bilaterais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou neste domingo (12), em Pequim, o primeiro dia de sua visita oficial à China com foco em estreitar relações comerciais e atrair investimentos. Acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, e de uma comitiva de ministros, Lula desembarcou na noite de sábado (10), após passagem pela Rússia, onde participou das comemorações dos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A agenda do presidente nesta segunda-feira (12) está centrada em encontros com empresários chineses. De acordo com o Palácio do Planalto, Lula terá reuniões com executivos de duas das maiores companhias da China. O primeiro compromisso é com Lei Zhang, CEO da Envision Energy, empresa especializada na produção de turbinas e energia eólica. Em seguida, Lula se reúne com Cheng Fubo, presidente da Norinco, conglomerado industrial que atua em diversas áreas, como defesa, setor automotivo, máquinas, eletrônicos, produtos químicos, entre outros.
As conversas com os empresários estão programadas para ocorrer no próprio hotel onde o presidente está hospedado, ainda no período da manhã de segunda-feira em Pequim – noite de domingo no horário de Brasília.
Mais tarde, Lula participa de um encontro com representantes do setor de saúde, que será seguido pela assinatura de acordos bilaterais. O dia se encerra com a presença do presidente no encerramento do Seminário Brasil-China, que reúne empreendedores e autoridades dos dois países.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A visita ganha contornos ainda mais diplomáticos na terça-feira (13), quando Lula participa da Cúpula Celac-China, encontro entre líderes da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e o governo chinês. A Celac é a única organização multilateral que engloba praticamente todos os países da América Latina.
Ainda na terça, Lula cumpre agenda de Estado com autoridades chinesas de alto escalão. Estão previstas reuniões com Zhao Leji, presidente da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular, e com o primeiro-ministro Li Qiang. O momento mais aguardado da viagem será o encontro ampliado com o presidente Xi Jinping, no Grande Palácio do Povo, quando devem ser assinados ao menos 16 acordos bilaterais.
A comitiva presidencial retorna ao Brasil na próxima quarta-feira (14).
Com informações da Agência Brasil
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também| Imagem de Nossa Senhora Aparecida é projetada ao lado do Cristo Redentor

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Senado aprova projeto que proíbe atletas e influenciadores em anúncio de bets

Lula: Governar um País é fazer escolhas e transposição do São Francisco é ideia de D. Pedro II

PEC que inclui guardas municipais como forças de segurança pública é aprovada
