Enquanto o governo organiza essas reuniões, entidades representativas do agro já entregaram suas propostas para o Plano Safra
Governo deve se reunir este mês com empresários do agro para discutir Plano Safra 2025/2026
O governo federal anunciou que deve realizar ainda neste mês de maio uma série de reuniões com representantes do setor agropecuário para discutir detalhes e fontes de recursos do Plano Safra 2025/2026. A informação foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, durante visita à Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola do país, realizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Segundo o ministro, o objetivo é garantir que o novo Plano Safra supere o recorde do ano passado, quando foram concedidos mais de R$ 400 bilhões em crédito para a agricultura empresarial. “O próximo Plano Safra vai ser lançado em junho e já estamos estabelecendo um calendário de conversas para organizar o fundo que vai financiar o novo Plano Safra. O que a gente tem é que corresponder a esse crescimento da agricultura brasileira. Os planos anteriores, de 2023 e 2024, foram recordes, e a gente espera que em 2025 seja recorde igualmente”, afirmou Paulo Teixeira.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Entre os convidados para essas conversas estarão instituições como a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a direção da própria Agrishow.
Enquanto o governo organiza essas reuniões, entidades representativas do agro já entregaram suas propostas para o Plano Safra 2025/2026. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por exemplo, apresentou um documento com 10 pontos prioritários, incluindo a modernização e aumento de recursos para o seguro rural, melhoria do ambiente de negócios e eliminação de entraves regulatórios. Já a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defende um aporte de R$ 25 bilhões para equalização de juros e a criação de um plano plurianual.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
O Ministério do Desenvolvimento Agrário tem promovido ainda oficinas e debates com movimentos sociais e conselhos nacionais, na intenção de ampliar a participação da agricultura familiar na construção do plano.
O Plano Safra 2025/2026, principal instrumento de financiamento da agropecuária brasileira, deve ser anunciado oficialmente em junho. A expectativa é de que ele deve ampliar o volume de crédito no setor.
Leia também | Canal oficial para reembolso de descontos indevidos do INSS estará disponível a partir de quarta-feira (14)

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Porto Seco começa a ser construído em Quixeramobim em 4 de julho

Ceará investe na produção de cacau fino e mira expansão para outros mercados, aponta SDE

8ª previsão da safra 2024/25 indica recorde de 332,92 milhões de toneladas, diz Conab
