pronunciamento

Governo deve se reunir este mês com empresários do agro para discutir Plano Safra 2025/2026

Enquanto o governo organiza essas reuniões, entidades representativas do agro já entregaram suas propostas para o Plano Safra

Compartilhe:
12 de maio de 2025
Portal GCMAIS

O governo federal anunciou que deve realizar ainda neste mês de maio uma série de reuniões com representantes do setor agropecuário para discutir detalhes e fontes de recursos do Plano Safra 2025/2026. A informação foi dada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, durante visita à Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola do país, realizada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Governo deve se reunir este mês com empresários do agro para discutir Plano Safra 2025/2026
Foto: Divulgação

Segundo o ministro, o objetivo é garantir que o novo Plano Safra supere o recorde do ano passado, quando foram concedidos mais de R$ 400 bilhões em crédito para a agricultura empresarial. “O próximo Plano Safra vai ser lançado em junho e já estamos estabelecendo um calendário de conversas para organizar o fundo que vai financiar o novo Plano Safra. O que a gente tem é que corresponder a esse crescimento da agricultura brasileira. Os planos anteriores, de 2023 e 2024, foram recordes, e a gente espera que em 2025 seja recorde igualmente”, afirmou Paulo Teixeira.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Entre os convidados para essas conversas estarão instituições como a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e a direção da própria Agrishow.

Enquanto o governo organiza essas reuniões, entidades representativas do agro já entregaram suas propostas para o Plano Safra 2025/2026. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por exemplo, apresentou um documento com 10 pontos prioritários, incluindo a modernização e aumento de recursos para o seguro rural, melhoria do ambiente de negócios e eliminação de entraves regulatórios. Já a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) defende um aporte de R$ 25 bilhões para equalização de juros e a criação de um plano plurianual.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O Ministério do Desenvolvimento Agrário tem promovido ainda oficinas e debates com movimentos sociais e conselhos nacionais, na intenção de ampliar a participação da agricultura familiar na construção do plano.

O Plano Safra 2025/2026, principal instrumento de financiamento da agropecuária brasileira, deve ser anunciado oficialmente em junho. A expectativa é de que ele deve ampliar o volume de crédito no setor.

Leia também | Canal oficial para reembolso de descontos indevidos do INSS estará disponível a partir de quarta-feira (14)

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.