PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ex-lutador Chiquerim, preso por suspeita de armar facção, já foi candidato a vereador em Fortaleza

Filiado ao partido Avante, ele recebeu 1.565 votos e ficou como suplente na disputa por uma das 43 vagas na Câmara Municipal da capital cearense

Compartilhe
Ex-lutador Chiquerim, preso por suspeita de armar facção, já foi candidato a vereador em Fortaleza
Foto: GCMais

O ex-lutador de MMA, José Willamy Oliveira Freire, conhecido como Chiquerim, preso na última sexta-feira (9) por suspeita de fornecer armas a uma facção criminosa, foi candidato a vereador em Fortaleza nas eleições municipais de 2024. Filiado ao partido Avante, ele recebeu 1.565 votos e ficou como suplente na disputa por uma das 43 vagas na Câmara Municipal da capital cearense.

A candidatura de Chiquerim chamou atenção na época pelo uso do apelido inusitado nas urnas e por sua trajetória no esporte. Natural de Fortaleza, o ex-atleta tem passagens por competições internacionais como o UFC e foi bicampeão do Shooto Brasil. Fora dos octógonos, ele também preside a Federação Cearense de Muay Thai e soma mais de 300 mil seguidores nas redes sociais, onde costuma publicar vídeos manuseando armas de fogo.

Leia também: Mais de 1 milhão de eleitores faltaram ao 1º turno no Ceará; veja se ainda podem votar

Investigação e prisão

PUBLICIDADE

A prisão de Chiquerim ocorreu durante uma operação da Polícia Civil do Ceará contra integrantes de uma organização criminosa que atua em Fortaleza. Segundo as investigações, ele utilizava seu registro como CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador) para facilitar o acesso a armamentos de uso restrito, repassando o material à facção criminosa.

PUBLICIDADE

Ao todo, a operação resultou em cinco prisões, apreensão de 12 armas de fogo — entre pistolas, revólveres e espingardas —, dezenas de munições e mais de R$ 100 mil em dinheiro vivo. Outros dois CACs também foram detidos, e um dos alvos já se encontrava preso.

De acordo com a Polícia Civil, o grupo utilizava os registros para burlar a fiscalização e abastecer criminosos com armas de alto calibre. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e desarticular a rede de apoio à facção.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Mais de 1 milhão de eleitores faltaram ao 1º turno no Ceará; veja se ainda podem votar
POLÍTICA
Mais de 1 milhão de eleitores faltaram ao 1º turno no Ceará; veja se ainda podem votar
05 de out. de 2026 - 10:51
Aos 23 anos, Eduarda Campopiano é a deputada estadual mais votada de SP; conheça
RESULTADO ELEITORAL
Aos 23 anos, Eduarda Campopiano é a deputada estadual mais votada de SP; conheça
05 de out. de 2026 - 10:22
Compra de votos e mandados: PF registra seis ocorrências no Ceará durante eleição
POLÍTICA
Compra de votos e mandados: PF registra seis ocorrências no Ceará durante eleição
05 de out. de 2026 - 10:17