Transporte complementar também passa por renovação e fiscalização
Apesar de aumento na frota, meta de 100% dos ônibus de Fortaleza com ar-condicionado deve ser em 2028, aponta presidente da Etufor
Fortaleza segue avançando na modernização do transporte público, com destaque para a climatização da frota de ônibus. Segundo o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), George Dantas, atualmente entre 68% e 70% dos ônibus já circulam com ar-condicionado na cidade. A meta da gestão municipal é alcançar 100% da frota com ar-condicionado até 2028.

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Em entrevista ao Balanço Geral CE – Manhã, na manhã desta quarta-feira (14), o presidente explicou que o avanço vinha ocorrendo de forma consistente até a pandemia, quando a crise sanitária exigiu ajustes para garantir a sustentabilidade do sistema. “Naquele momento, permitimos uma maior tolerância ao envelhecimento da frota para que o transporte continuasse operando, mesmo com a demanda quase zerada”, afirmou.
Com a retomada da mobilidade urbana, a Etufor retomou o processo de renovação da frota. “Todo ônibus novo que entra em circulação já vem equipado com ar-condicionado. O próximo Plano Plurianual (PPA), que será formulado entre junho e julho deste ano, vai definir oficialmente a meta para a universalização do recurso”, destacou George Dantas.
Atualmente, o valor da tarifa técnica é de R$ 7,27, enquanto o usuário paga R$ 4,50 — a diferença é subsidiada pela Prefeitura. Para garantir a viabilidade econômica do sistema e avançar na climatização, a Etufor está revisando os custos operacionais e planejando novas formas de financiamento.
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A Etufor também concentra esforços no transporte complementar da cidade, composto por cerca de 280 vans (topics), que funcionam integradas ao sistema regular. Apesar de ainda apresentar problemas como falta de ar-condicionado, bancos quebrados e veículos sujos, a atual gestão da cooperativa responsável pelo serviço vem promovendo melhorias.
“A vistoria dos veículos é rigorosa. Para vans com mais de cinco anos de uso, ela ocorre a cada três meses. Já realizamos mais de 11 mil vistorias”, informou o presidente. Veículos com falhas graves são imediatamente recolhidos; para problemas menores, há prazos para regularização.
A Etufor incentiva os usuários a denunciarem irregularidades por meio dos canais de ouvidoria, como o número 156. “Itens básicos como pneus, portas e elevadores de acessibilidade são prioridade. Não permitimos que veículos com falhas graves circulem”, reforçou Dantas.
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