A avaliação foi feita na manhã desta quarta-feira (14), em entrevista ao Balanço Geral CE – Manhã
Aumento da tarifa de ônibus em Fortaleza não deve ser prioridade, diz George Dantas
O aumento da tarifa de ônibus não deve ser prioridade na atual gestão do transporte público em Fortaleza, destacou o presidente da Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza), George Dantas, que defende medidas para melhorar o serviço e atrair novamente os usuários, em vez de penalizá-los com reajustes. A avaliação foi feita na manhã desta quarta-feira (14), em entrevista ao Balanço Geral CE – Manhã.

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Atualmente, o valor pago pelo passageiro que não tem direito a desconto é de R$ 4,50, embora a tarifa técnica — que representa o custo real do serviço — seja de R$ 7,27. A diferença é bancada pela Prefeitura, por meio de subsídio. “Discutir aumento de tarifa hoje não é interessante. Se essa tarifa subir, vamos afastar ainda mais o usuário do transporte público. O foco agora tem que ser melhorar a experiência de quem usa o sistema”, afirmou Dantas.
Segundo ele, a prioridade é oferecer conforto, pontualidade e alternativas inteligentes, como possíveis descontos em horários de menor fluxo, para equilibrar a demanda ao longo do dia e estimular o uso do transporte fora dos horários de pico.
A crise de demanda é um dos principais desafios: a cidade já chegou a transportar 1,2 milhão de passageiros por dia, mas hoje opera com uma média de 530 mil — menos da metade. Essa redução foi agravada por fatores como o crescimento do transporte por aplicativos e mudanças no padrão de deslocamento da população após a pandemia.
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Diante desse cenário, a Etufor aposta em escuta popular e inteligência de dados para adequar o serviço à realidade da cidade. Um exemplo é a criação da linha 1310, que liga o Terminal do Siqueira à região da Godofredo Maciel e à Maraponga, passando pelo novo Hospital Universitário do Ceará. A demanda surgiu a partir de reclamações da população e análises técnicas.
Além disso, a autarquia iniciou um projeto piloto com QR Codes nos ônibus, permitindo que os usuários avaliem o serviço, respondam pesquisas de satisfação e façam sugestões durante o trajeto.
A Etufor também vem fortalecendo o diálogo com a Metrofor, visando uma integração mais eficiente entre ônibus e metrô. Um dos projetos em andamento é a expansão do programa Nina, de combate à violência contra a mulher, para o sistema metroviário.
Além disso, estuda-se a criação de linhas alimentadoras em bairros periféricos que facilitem o acesso às estações do metrô, ampliando a intermodalidade e a eficiência dos deslocamentos na capital.
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