Além das ações repressivas, a operação teve um forte caráter preventivo e educativo.
Mais de 50 suspeitos são capturados no Ceará por crimes de exploração sexual infantil
A Operação Caminhos Seguros, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), resultou na captura de 55 suspeitos de crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ofensiva ocorreu entre os dias 30 de abril e 15 de maio e abrangeu 106 municípios cearenses. A operação integra uma mobilização nacional de enfrentamento à violência sexual contra o público infantojuvenil.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Durante o período, as forças de segurança cumpriram 43 mandados de prisão e realizaram oito prisões em flagrante. Além disso, houve o registro de um ato infracional e a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Os mandados foram expedidos para crimes como estupro de vulnerável, estupro e atentado violento ao pudor.
As prisões ocorreram em diversas cidades do estado, incluindo Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Aracati, Barbalha, Camocim, Maranguape, São Benedito e Crateús. Entre os casos de destaque, está a prisão, em flagrante, de um homem de 69 anos no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza, suspeito de estupro de vulnerável e com antecedentes por violência doméstica.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Outro caso relevante foi a prisão de um homem de 43 anos, suspeito de atentado violento ao pudor, identificada com o uso da tecnologia de reconhecimento facial na Arena Castelão, no último dia 13. A ofensiva também contou com o apoio da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que coletou mais de 400 perfis genéticos nas unidades prisionais de Sobral e Tianguá.
Além das ações repressivas, a operação teve um forte caráter preventivo e educativo. Foram realizadas 1.173 atividades de conscientização, incluindo panfletagens, palestras em escolas e campanhas nas redes sociais. Essas ações impactaram diretamente cerca de 6.500 pessoas em todo o estado.
A Operação Caminhos Seguros é uma ação conjunta da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e, no Ceará, conta com o apoio da Secretaria de Proteção Social (SPS), da Secretaria de Direitos Humanos (Sedih-CE), da Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Perícia Forense (Pefoce), entre outras instituições.
Durante coletiva de imprensa, representantes das instituições envolvidas destacaram a importância da integração entre os órgãos e o papel da população no combate a esse tipo de crime. As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque 100, do Disque-Denúncia 181 ou pelo site https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br.
A Operação Caminhos Seguros segue em andamento ao longo do mês de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18.
Leia também | Alagoana é presa em Juazeiro do Norte com mais de R$ 2 mil em notas falsas
Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Motorista morre após caminhão tombar na Serra de Tianguá, no Ceará

Homem escapa de acidente ao tentar atravessar trem em movimento no Ceará; vídeo

Fé e devoção marcam a 2ª edição do “Mergulho na Misericórdia” com a Fátima FM
