EM 106 CIDADES

Mais de 50 suspeitos são capturados no Ceará por crimes de exploração sexual infantil

Além das ações repressivas, a operação teve um forte caráter preventivo e educativo.

Compartilhe:
16 de maio de 2025
Portal GCMAIS

A Operação Caminhos Seguros, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), resultou na captura de 55 suspeitos de crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ofensiva ocorreu entre os dias 30 de abril e 15 de maio e abrangeu 106 municípios cearenses. A operação integra uma mobilização nacional de enfrentamento à violência sexual contra o público infantojuvenil.

Mais de 50 suspeitos são capturados no Ceará por crimes de exploração sexual infantil
Foto: Reprodução

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Durante o período, as forças de segurança cumpriram 43 mandados de prisão e realizaram oito prisões em flagrante. Além disso, houve o registro de um ato infracional e a lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Os mandados foram expedidos para crimes como estupro de vulnerável, estupro e atentado violento ao pudor.

As prisões ocorreram em diversas cidades do estado, incluindo Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Aracati, Barbalha, Camocim, Maranguape, São Benedito e Crateús. Entre os casos de destaque, está a prisão, em flagrante, de um homem de 69 anos no bairro Jóquei Clube, em Fortaleza, suspeito de estupro de vulnerável e com antecedentes por violência doméstica.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Outro caso relevante foi a prisão de um homem de 43 anos, suspeito de atentado violento ao pudor, identificada com o uso da tecnologia de reconhecimento facial na Arena Castelão, no último dia 13. A ofensiva também contou com o apoio da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que coletou mais de 400 perfis genéticos nas unidades prisionais de Sobral e Tianguá.

Além das ações repressivas, a operação teve um forte caráter preventivo e educativo. Foram realizadas 1.173 atividades de conscientização, incluindo panfletagens, palestras em escolas e campanhas nas redes sociais. Essas ações impactaram diretamente cerca de 6.500 pessoas em todo o estado.

A Operação Caminhos Seguros é uma ação conjunta da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e, no Ceará, conta com o apoio da Secretaria de Proteção Social (SPS), da Secretaria de Direitos Humanos (Sedih-CE), da Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Perícia Forense (Pefoce), entre outras instituições.

Durante coletiva de imprensa, representantes das instituições envolvidas destacaram a importância da integração entre os órgãos e o papel da população no combate a esse tipo de crime. As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque 100, do Disque-Denúncia 181 ou pelo site https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br.

A Operação Caminhos Seguros segue em andamento ao longo do mês de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18.

Leia também | Alagoana é presa em Juazeiro do Norte com mais de R$ 2 mil em notas falsas

Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.