Principal novidade da MP é a gratuidade total da conta de luz para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
Como conseguir gratuidade na conta de luz? Entenda a medida que vai beneficiar 60 milhões de pessoas
O governo federal anunciou uma importante medida que vai beneficiar cerca de 60 milhões de brasileiros com a gratuidade ou descontos na conta de luz. A Medida Provisória (MP) da Reforma do Setor Elétrico, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (21), cria uma nova Tarifa Social de Energia Elétrica, ampliando o acesso à energia elétrica para famílias de baixa renda e promovendo maior justiça social no setor. A seguir, saiba como conseguir gratuidade na conta de luz.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A principal novidade da MP é a gratuidade total da conta de luz para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que tenham renda mensal per capita de até meio salário mínimo e que consumam até 80 kWh por mês. Estima-se que 16 milhões de brasileiros terão a conta de luz zerada com essa medida.
Além disso, a gratuidade também contempla pessoas com deficiência ou idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), famílias indígenas e quilombolas cadastradas no CadÚnico, e famílias atendidas por sistemas isolados de geração de energia elétrica (off-grid).
Caso o consumo ultrapasse o limite de 80 kWh, o consumidor pagará apenas pela diferença. Essa regra simplifica o sistema atual, que oferecia descontos escalonados conforme faixas de consumo, e agora passa a ter uma faixa única de gratuidade até 80 kWh.
A MP também prevê descontos para famílias com renda per capita entre meio e um salário mínimo que consomem até 120 kWh por mês. Essas famílias ficarão isentas da cobrança da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que representa cerca de 12% do valor final da conta de luz, o que pode reduzir em até 12% o valor da fatura.
No total, a expectativa é que 60 milhões de brasileiros sejam beneficiados, seja com a gratuidade total ou com descontos significativos na conta de luz.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Como conseguir gratuidade na conta de luz?
A Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias cadastradas no CadÚnico que atendam aos critérios de renda. Caso a família ainda não esteja inscrita, é necessário procurar os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) para realizar o cadastro e solicitar o benefício.
O CadÚnico é o principal instrumento do governo para identificar famílias de baixa renda e permitir o acesso a diversos programas sociais, incluindo a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Bolsa Família e outros benefícios.
Leia também | Ceará registra chuvas em 68 municípios e mantém alerta para precipitações intensas
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Auxílio Vale Gás de junho: veja quem recebe o pagamento nesta terça-feira (17)

Bolsa Família de junho: confira quem recebe o pagamento nesta terça-feira (17)

Bandidos chamam corrida e assaltam motociclista por aplicativo em Fortaleza
