NOVA FERRAMENTA

Ciptea: Saiba como solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA em Fortaleza

A Ciptea é um documento oficial que assegura prioridade no atendimento em serviços públicos e privados

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30 de maio de 2025
Portal GCMAIS

A partir deste sábado (31), pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares em Fortaleza contarão com uma nova ferramenta digital para garantir acesso facilitado a direitos e serviços. A Prefeitura de Fortaleza lança oficialmente o Portal Ciptea Fortaleza, plataforma que permite a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea) de forma totalmente online.

Ciptea: Saiba como solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA em Fortaleza
Foto: Divulgação

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A Ciptea é um documento oficial que assegura prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, além de ser uma ferramenta fundamental de inclusão e garantia de direitos às pessoas autistas no município.

“A Ciptea é mais que um documento: é uma ferramenta de cidadania que assegura dignidade, acesso a direitos básicos e inclusão efetiva em nosso município. A implementação do Portal Ciptea Fortaleza reflete avanços nas políticas públicas voltadas para a neurodiversidade. Estamos inovando para melhorar a vida de todas as pessoas”, destacou a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão.

Para emitir a carteirinha, a pessoa com TEA ou seu responsável legal deve:

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Emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA

  1. Fazer um cadastro prévio na plataforma Fortaleza Digital.

  2. Enviar a documentação exigida:

    • Laudo médico com indicação do TEA

    • Cadastro de Pessoa Física (CPF)

    • Carteira de Identidade Nacional (RG)

    • Tipo sanguíneo

    • Foto 3×4

    • Comprovante de endereço atualizado

Após a análise e aprovação dos documentos, a carteirinha será disponibilizada tanto em formato digital quanto físico, pronta para uso. Além do atendimento online, os cidadãos também podem solicitar a Ciptea de forma presencial, nas 12 Secretarias Regionais da cidade, levando a documentação impressa. Para quem já possui a Ciptea e precisa solicitar a segunda via, o processo é simples: basta acessar o Portal e preencher os dados no formulário específico.

O desenvolvimento do Portal Ciptea Fortaleza teve início em fevereiro de 2025, conduzido por equipes da Citinova e da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog). A plataforma foi construída com foco em garantir segurança de dados, acessibilidade e comodidade, facilitando não apenas a emissão, mas também o acompanhamento e a entrega do documento.

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