Carla Zambelli anunciou que apresentará recursos internos no STF para tentar reverter a condenação
Carla Zambelli fugiu? Deputada foi condenada à prisão pelo STF
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão em regime inicial fechado, além de multa e indenização por danos materiais e morais coletivos. A condenação foi unânime pela Primeira Turma do STF, que a considerou culpada pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. Zambelli foi acusada de coordenar e pagar um ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo contratado o hacker Walter Delgatti para invadir o sistema e adulterar documentos, incluindo um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. Walter Delgatti também foi condenado, mas a pena dele foi menor, de 8 anos e 3 meses de prisão. Nesta terça-feira (03), a parlamentar disse, em entrevista, que deixou o Brasil. A pergunta é: Zambelli fugiu?

Saída do Brasil e alegação de tratamento de saúde
Além da pena de prisão, a condenação torna Zambelli inelegível e sujeita à perda do mandato parlamentar, conforme a jurisprudência do STF e a Lei da Ficha Limpa. A perda do mandato pode ser declarada pela Câmara dos Deputados, mas o STF pode determinar a medida em casos de pena superior a 120 dias de prisão em regime fechado, como é o caso
Poucas semanas após a condenação, Carla Zambelli deixou o Brasil. A informação foi confirmada pelo advogado da deputada, Daniel Bialski, que afirmou que ela teria saído do país para dar continuidade a um tratamento de saúde. A deputada também confirmou em entrevista ao canal AuriVerde Brasil que está na Europa, onde possui cidadania, e que pretende pedir licença não remunerada do mandato para se dedicar a essa questão médica. Zambelli declarou que escolheu a Europa para atuar no fortalecimento da direita nos países da região e para “resistir” às restrições que, segundo ela, a “ditadura” impõe.
A deputada delegou a administração de suas redes sociais à mãe e emancipou seu filho de 17 anos para que ele possa se candidatar nas próximas eleições e manter o legado político da família.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Zambelli fugiu?
A saída da parlamentar do Brasil após a condenação gerou forte repercussão negativa no meio político. Parlamentares de diversos partidos criticaram a decisão, afirmando que a deputada Carla Zambelli “fugiu” das responsabilidades após ser condenada pelo STF. Deputados oposicionistas destacaram que a atitude de Zambelli se assemelha à do deputado Eduardo Bolsonaro, que também deixou o país após enfrentar problemas jurídicos. As críticas ressaltam que a parlamentar não estaria respeitando o voto dos eleitores e abandonando o mandato diante da condenação judicial.
Contexto dos crimes e trajetória recente
Além da condenação pelo ataque hacker ao CNJ, Carla Zambelli enfrentava outras acusações, como porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, relacionadas a um episódio em 2022 quando sacou uma arma e ameaçou um homem em São Paulo. O STF aceitou denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ela por esses crimes, e o julgamento estava em andamento em 2025.
A condenação pelo STF por invasão e falsidade ideológica foi motivada pela tentativa de prejudicar a administração do Judiciário e a credibilidade das instituições, além de gerar vantagens políticas para a deputada. A Procuradoria-Geral da República destacou que a conduta de Zambelli demonstra descompromisso com o cargo parlamentar e disposição para atividades ilícitas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Perspectivas futuras
Carla Zambelli anunciou que apresentará recursos internos no STF para tentar reverter a condenação, embora esses recursos não tenham o poder de alterar a decisão, apenas de atrasar o trânsito em julgado do processo. A deputada também indicou que pretende manter sua influência política por meio de familiares, preparando seu filho para futuras eleições.
Enquanto isso, a Câmara dos Deputados deverá decidir sobre a perda do mandato, e a deputada permanece fora do Brasil, o que tem sido interpretado por muitos como uma tentativa de evitar o cumprimento da pena. A situação de Carla Zambelli permanece em aberto, com forte impacto político e jurídico no cenário nacional.
Leia também | Após testemunhas, Bolsonaro e outros 7 réus serão interrogados no Supremo
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

PDT-CE declara apoio ao Governo Elmano e desalinha com Ciro Gomes

Qual o horário do jogo do Palmeiras? Verdão encara o Porto pela Copa do Mundo de Clubes

Helicóptero cai na Índia e deixa 7 mortos dias após avião cair e matar 270 pessoas
