EXPOAUTOS 2025

Mulheres aceleram no setor automotivo e já ocupam 40% das vagas no Ceará

A Expoautos também revelou o fortalecimento de iniciativas coletivas, como o grupo “Mulheres nos Autos”

Compartilhe:
5 de junho de 2025
Portal GCMAIS

Durante muito tempo, o universo automotivo foi sinônimo de território masculino. Mas esse cenário está mudando — e rápido. No Ceará, as mulheres já ocupam 40% das vagas do setor, número quatro vezes maior do que o registrado há três décadas. A transformação é visível não apenas nas estatísticas, mas também nas vozes de quem está por trás do volante da mudança.

Mulheres aceleram no setor automotivo e já ocupam 40% das vagas no Ceará
Foto: Reprodução

Empresárias, líderes de equipe, engenheiras, designers, administradoras e vendedoras têm impulsionado um novo capítulo no mercado de carros. E esse protagonismo ganhou ainda mais força na Expoautos 2025 – Ceará sobre Rodas, evento realizado em um shopping de Fortaleza, com programação voltada à tecnologia, inovação, oportunidades de negócios e, claro, à diversidade de gênero no setor.

De vendedora a sócia: a força da liderança feminina

Ana Pinheiro é um exemplo claro de como as mulheres têm ocupado posições de destaque. Ela começou a carreira como vendedora de carros e hoje é sócia de duas lojas, liderando equipes compostas por homens e mulheres. “Eu acho que tenho uma habilidade nata, mas que fui desenvolvendo ao longo do tempo. Trabalhar, liderar, conhecer, servir as pessoas… Isso pra mim é mais fácil porque tenho esse espírito de mulher, esse espírito de serviço. E liderar com espírito de serviço é muito bom”, afirma Ana.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Ela acredita que o segredo do sucesso está no equilíbrio entre competência técnica e sensibilidade, e deixa um conselho direto para outras mulheres. “Se você tem um sonho de estar não só no setor automotivo, mas em qualquer mundo masculino, vá em frente. Se você conhece o produto, se você tem o cliente, não tem como dar errado. Coloca Deus à frente de tudo e não tem como dar errado.”

Desconstrução de estigmas e quebra de barreiras

Kaline Pamplona, também empresária do setor, carrega a experiência de quem enfrentou e ainda enfrenta resistências por ser mulher em um ambiente majoritariamente masculino. “É um setor, eu acho, de 99% de homens. Ainda existe o preconceito de que mulher não entende de carro, principalmente da mecânica. Ainda tem uma desconfiança, e isso precisa ser desconstruído. A gente enfrenta, sim, algumas dificuldades, mas tem muita mulher no mercado que entende de tudo.”

Para Kaline, a presença feminina não é só relevante: é essencial para dar novos rumos à indústria, que há muito precisava de diversidade para inovar.

Uma rede de apoio e visibilidade

A Expoautos também revelou o fortalecimento de iniciativas coletivas, como o grupo “Mulheres nos Autos”, que reúne profissionais do setor e promove ações de incentivo à liderança feminina. Rebeca Andrade, organizadora do evento, destaca a importância desse movimento. “São mulheres fortes, que além de mães e donas de casa, também ocupam cargos de liderança. Elas vêm contribuindo com o setor e segurando diversas balanças. As mulheres estão cada vez mais presentes no ramo automotivo, e isso transforma tudo.”

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Do design ao pós-venda: presença feminina em todas as frentes

Se antes elas eram vistas apenas nos setores administrativos, hoje as mulheres estão em todas as áreas: engenharia, design de veículos, gestão de vendas, oficina, consultoria e inovação.

Ana Feitosa, também empresária do ramo, vê a evolução com entusiasmo e reforça a necessidade de continuar quebrando paradigmas: “A mudança não é só numérica, é de mentalidade. Nós estamos ocupando espaços com competência, e o mercado já começa a entender que isso é uma vantagem competitiva, não uma concessão.”

Leia também | ExpoAutos 2025: Fortaleza se consolida como polo automotivo com evento inédito

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.