PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Seleção da Bolívia reclama de sabotagem após ficar retida na Venezuela e ameaça ir à Fifa

Restando três jogos para o término das Eliminatórias Sul-Americanas, a Venezuela ocupa o sétimo lugar na tabela

Compartilhe
Seleção da Bolívia reclama de sabotagem após ficar retida na Venezuela e ameaça ir à Fifa
Foto: GCMais

A seleção da Bolívia deveria ter retornado ao país no início da madrugada de sábado, após a derrota por 2 a 0 para a Venezuela, na sexta-feira, em Maturín, mas só conseguiu desembarcar no Aeroporto Internacional de Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra, quase 12 horas depois do programado, antes de viajar a La Paz.

De acordo com a emissora Unitel, da Bolívia, as autoridades aeroportuárias venezuelanas não autorizaram a partida do voo fretado contratado pela Federação Boliviana de Futebol (FBF) após a meia-noite de sexta-feira, sem alegar um motivo específico. Nem mesmo o embaixador boliviano no país conseguiu resolver a situação e a delegação precisou retornar ao hotel.

Leia também: FIFA faz vistoria na Arena Castelão antes da Copa do Mundo Feminina 2027

Incomodada com a situação, a FBF denunciou uma possível violação das normas internacionais de aviação e cogita solicitar "sanções drásticas" contra a Venezuela à Conmebol e à Fifa, considerando interferência política e sabotagem contra um rival direto na tabela, segundo o diário boliviano El Deber.

PUBLICIDADE

Restando três jogos para o término das Eliminatórias Sul-Americanas, a Venezuela ocupa o sétimo lugar na tabela - posição que leva à repescagem -, com 18 pontos, seguida pelos bolivianos, com 14, sua principal ameaça à vaga. À frente, Colômbia e Uruguai, que hoje teriam vagas diretas na Copa de 2026, somam 21.

PUBLICIDADE

"Está claro que eles querem que a gente jogue mal", destacou o técnico Óscar Villegas, que precisou mudar a programação de treinos e terá menos tempo para preparar seus atletas para o jogo com o lanterna Chile, nesta terça-feira, às 17h (horário de Brasília), em El Alto, na abertura da 16ª rodada das Eliminatórias.

Os venezuelanos, que ainda buscam a vaga direta no Mundial, visitam o Uruguai, em Montevidéu, também na terça-feira, às 20h (horário de Brasília).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
FIFA faz vistoria na Arena Castelão antes da Copa do Mundo Feminina 2027
COPA DO MUNDO FEMININA 2027
FIFA faz vistoria na Arena Castelão antes da Copa do Mundo Feminina 2027
20 de set. de 2026 - 19:01
FIFA faz visita técnica ao Estádio Presidente Vargas nos preparativos para a Copa do Mundo Feminina
FUTEBOL FEMININO
FIFA faz visita técnica ao Estádio Presidente Vargas nos preparativos para a Copa do Mundo Feminina
10 de set. de 2026 - 18:16
Que horas é o jogo do Palmeiras hoje? Veja horário contra a LDU
Copa do Mundo
Que horas é o jogo do Palmeiras hoje? Veja horário contra a LDU
09 de set. de 2026 - 07:50