Mais de 4 mil escolas públicas brasileiras já foram conectadas à internet de alta velocidade por meio do projeto Aprender Conectado, que beneficia mais de 530 mil estudantes em todas as regiões do país. A iniciativa, vinculada à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC) do Governo Federal, é coordenada pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace) e tem como meta alcançar 38 mil unidades escolares até o fim de 2026.
O ritmo de expansão tem sido acelerado: em menos de um ano, o número de instituições conectadas mais que dobrou, passando de 1.900 em agosto de 2024 para mais de 4 mil nesta semana. Os dados atualizados podem ser acompanhados em tempo real no site oficial do projeto.
Além de levar internet de qualidade às salas de aula, o projeto também enfrenta desafios logísticos. Muitas escolas atendidas estão em áreas remotas, de difícil acesso, e em algumas delas a energia elétrica é limitada. Para garantir a operação da rede, o Aprender Conectado também disponibiliza geradores de energia solar. Até agora, mais de 1.100 unidades escolares já foram contempladas com o equipamento.
“O impacto é significativo, principalmente em regiões isoladas. A conectividade traz novas possibilidades de aprendizado e inclusão digital para milhares de estudantes em todo o Brasil”, destaca Flávio Santos, diretor-geral da Eace.
Aprender Conectado
O Aprender Conectado surgiu a partir do edital do 5G, que destinou cerca de R$ 3,1 bilhões para garantir infraestrutura de conectividade em escolas públicas de educação básica. A proposta inclui conexão com internet banda larga e rede Wi-Fi, inclusive para instituições localizadas em comunidades indígenas, quilombolas e rurais, mesmo naquelas sem acesso à energia elétrica.




