PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Preta Gil é homenageada com busto e tem cinzas divididas entre familiares e amigos

Cinzas de Preta Gil foram repartidas entre pessoas próximas e parte delas está em busto memorial acessível a fãs no Rio de Janeiro

Compartilhe
Preta Gil é homenageada com busto e tem cinzas divididas entre familiares e amigos
Foto: GCMais

Após a morte da cantora Preta Gil, no último mês de julho, a sua família decidiu cumprir um desejo manifestado em vida: a divisão das cinzas entre amigos e familiares próximos. Essa escolha permite que cada destinatário tenha uma pequena porção para guardar ou dar um outro destino, como transformar as cinzas em joias ou espalhá-las em locais especiais, especialmente na Bahia.

Uma parte das cinzas de Preta Gil foi incorporada a um busto realista instalado no Columbário do Crematório e Cemitério da Penitência, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O busto fica em um nicho de vidro acompanhado por objetos pessoais, como um batom, além de cartões com mensagens de despedida escritas por amigos e familiares que participaram da cerimônia de cremação no dia 25 de julho. O espaço onde se encontra o busto poderá ser visitado por fãs e admiradores da cantora.

Leia também: Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (06/10)

Esse tipo de homenagem após a cremação tem sido uma tendência crescente entre personalidades brasileiras. Exemplos recentes incluem Rita Lee, Paulo Gustavo e Jô Soares, cujas famílias guardaram memórias simbólicas dos artistas.

PUBLICIDADE

Rita Lee já havia expressado a vontade de ser cremada e ter suas cinzas espalhadas em sua horta caseira, "quero ser cremada e ter as cinzas jogadas na minha horta caseira sem agrotóxicos para me transformar numa alface suculenta", escreveu em "Outra Autobiografia". O seu companheiro mantém uma urna especial em um altar familiar até o momento da realização desse desejo.

PUBLICIDADE

Para o caso de Jô Soares, o apresentador teve parte de suas cinzas transformadas em diamante, um gesto idealizado pela ex-mulher, que guarda a pedra em um cofre, planejando futuramente confeccionar um amuleto. "Uma amiga que nos apresentou contou que o pai dela havia virado diamante na Holanda, e eu fiz isso. Está em um cofre guardado", contou Flávia em entrevista a um programa televisivo.

Já Thales Bretas, viúvo de Paulo Gustavo escolheu a cidade de Nova York para espalhar uma porção das cinzas no parque Little Island, às margens do Rio Hudson, fazendo do local um símbolo vivo da memória do humorista. "Te sentir em cada lugar, em cada amigo, em cada amor espalhado pelo mundo!", escreveu Bretas em um post nas redes sociais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (06/10)
Previsão do Tempo
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (06/10)
06 de out. de 2026 - 04:00
Bancada feminina da Assembleia Legislativa do Ceará cresce 55% e chega a 14 deputadas
MUDANÇAS
Bancada feminina da Assembleia Legislativa do Ceará cresce 55% e chega a 14 deputadas
05 de out. de 2026 - 23:48
Eleição muda composição da Assembleia Legislativa do Ceará; veja como ficaram os partidos
A PARTIR DE 2027
Eleição muda composição da Assembleia Legislativa do Ceará; veja como ficaram os partidos
05 de out. de 2026 - 23:22