PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sancionada lei que cria a Carteira Nacional Docente do Brasil para professores das redes pública e privada

Na avaliação do ministro Camilo Santana, o documento é uma iniciativa fundamental para a valorização docente, facilitando o acesso a benefícios e programas

Compartilhe
Sancionada lei que cria a Carteira Nacional Docente do Brasil para professores das redes pública e privada
Foto: GCMais

A Lei nº 15.202, que cria a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), foi sancionada nesta quinta-feira (11) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento de identificação terá validade em todo o território nacional e é destinado a professores da educação básica e superior, das redes pública e privada. A emissão do documento ainda depende de regulamentação por decreto e portaria do Ministério da Educação (MEC).

Segundo a lei, os objetivos da carteira são identificar professores; promover sua valorização e reconhecimento; e facilitar o acesso às prerrogativas decorrentes da sua condição, como acesso a ferramentas de trabalho (programas de computador, por exemplo) e descontos em eventos culturais e em diárias de hotéis.

Leia também: IFCE abre mais de 4 mil vagas para cursos técnicos gratuitos com início em 2027; saiba como se inscrever

Carteira Nacional Docente ajudará a valorizar o professor, considera Lula

Na cerimônia, Lula esteve acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana. "Educação tem que ser, definitivamente, a coisa mais importante que um chefe de estado precisa dedicar ao seu povo. Porque é através da educação que a gente vai criar o perfil, a cara e a soberania desta nação", destacou o presidente.

PUBLICIDADE

Na avaliação do ministro Camilo Santana, o documento é uma iniciativa fundamental para a valorização docente. "Todos nós passamos pelo professor, todas as profissões passam pelo professor, então é importante reconhecer o papel deles. A carteira, além da identificação profissional, vai viabilizar o acesso a benefícios e programas", pontuou.

PUBLICIDADE

A CNDB faz parte do eixo de valorização do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações para promover a valorização e a qualificação do magistério.

Dados

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na carteira, constarão dados como nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), filiação, local de residência, data de nascimento e dados profissionais, como a instituição de ensino à qual o docente está vinculado. Além disso, haverá também uma foto do titular do documento no formato 3x4. A CNDB será emitida pelo MEC e poderá ser solicitada em formato digital e físico.

Segundo a lei, estados, municípios e o Distrito Federal fornecerão à União as informações e os dados necessários para a manutenção e a atualização da base de dados de profissionais da educação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
IFCE abre mais de 4 mil vagas para cursos técnicos gratuitos com início em 2027; saiba como se inscrever
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
IFCE abre mais de 4 mil vagas para cursos técnicos gratuitos com início em 2027; saiba como se inscrever
23 de set. de 2026 - 22:54
CIEE oferece 345 vagas de estágio para estudantes no Ceará
OPORTUNIDADES
CIEE oferece 345 vagas de estágio para estudantes no Ceará
22 de set. de 2026 - 18:17
Estudante de Quixeramobim é selecionado para intercâmbio em Harvard
EDUCAÇÃO
Estudante de Quixeramobim é selecionado para intercâmbio em Harvard
20 de set. de 2026 - 10:58