PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lula sobre conversa com Trump: 'Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica'

Lula afirma que terá mais uma rodada de negociação e critica sem citar nomes deputados que buscam sanções dos EUA contra o Brasil

Compartilhe
Lula sobre conversa com Trump: 'Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica'
Foto: GCMais

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, brincou sobre a conversa que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e disse que "não pintou química, pintou uma indústria petroquímica". A brincadeira tirou risos das pessoas que acompanhavam o discurso do presidente durante cerimônia de comemoração do dia dos professores, no Rio de Janeiro.

"Quando fui falar com o (Donald) Trump, não conhecia ele, a gente estava de mal. Tinha gerado uma química na ONU, 29 segundos, sabe. Então ele me ligou e eu disse que queria estabelecer uma conversa sem liturgia", contou o presidente, em tom de brincadeira. "Não pintou química, pintou uma indústria petroquímica. Amanhã ainda vamos ter uma conversa de negociação "

Leia também: Partidos que elegeram mais deputados federais em 2026: veja composição da Câmara

Lula não deu detalhes sobre essa conversa e com quem seria, mas a referência deve ser à reunião que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, terá com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, na quinta-feira.

PUBLICIDADE

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), as equipes técnicas dos dois países já se reúnem nesta quarta-feira, em uma conversa preliminar que será o primeiro filtro das negociações em torno do tarifaço dos Estados Unidos para o Brasil.

A grande questão do momento é saber que pontos os EUA colocarão sobre a mesa: se apenas itens econômicos, ligados à taxação determinada pelo presidente Donald Trump e de futuras trocas de bens e serviços entre os dois países, ou também assuntos ligados a sanções a autoridades domésticas.

PUBLICIDADE

O presidente brasileiro também criticou, sem citar nominalmente, o deputado Eduardo Bolsonaro. "Chega de cidadãos indo para os EUA tentar inflar os americanos contra nós", afirmou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Partidos que elegeram mais deputados federais em 2026: veja composição da Câmara
Eleições 2026
Partidos que elegeram mais deputados federais em 2026: veja composição da Câmara
05 de out. de 2026 - 06:00
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (05/10)
Previsão do Tempo
Previsão do tempo no Ceará e Fortaleza hoje (05/10)
05 de out. de 2026 - 04:00
André Fernandes supera recorde de Ciro e é o deputado federal mais votado da história do Ceará
ELEIÇÕES 2026
André Fernandes supera recorde de Ciro e é o deputado federal mais votado da história do Ceará
04 de out. de 2026 - 22:33