A Arquidiocese de Fortaleza celebra nesta segunda-feira (3) o aniversário de Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, OSB, atual arcebispo da capital cearense. Em publicação nas redes sociais, a instituição afirmou: "Com alegria rendemos graças ao bom Deus pelo dom da vida de nosso arcebispo, Dom Gregório Paixão, OSB".
O arcebispo está em viagem para participar do Encontro Monástico Latino-Americano. Nascido em Aracaju, Sergipe, em 3 de novembro de 1964, Dom Gregório estudou Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil entre 1987 e 1992. Foi ordenado presbítero em 21 de março de 1993, em Salvador (BA), e em 29 de julho de 2006 foi ordenado bispo auxiliar da mesma arquidiocese pelo Papa Bento XVI. Em 10 de outubro de 2012, assumiu como bispo diocesano de Petrópolis (RJ).
Antes do episcopado, Dom Gregório lecionou na Faculdade São Bento da Bahia e ministrou cursos em universidades brasileiras nas áreas de Antropologia, Sociologia e Teologia. No Mosteiro de São Bento da Bahia, ocupou diversos ofícios monásticos, foi diretor do Colégio São Bento (2000-2005) e da Faculdade São Bento da Bahia (2005-2006), além de dirigir a Revista Análise e Síntese (2002-2006). É doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã, nos Países Baixos.
Como bispo, Dom Gregório exerceu funções importantes, incluindo bispo auxiliar de Salvador (2006-2012), bispo referencial da Conferência dos Religiosos do Brasil (2007-2011) e membro de diversas comissões e conselhos eclesiásticos e culturais.
Autor de diversos livros, entre eles São Bento. Um Mestre para o Novo Tempo (1996), Para Rezar com os Anjos (1997) e O Mosteiro de São Bento da Bahia (2011), Dom Gregório também possui obras publicadas internacionalmente.
Em abril de 2023, foi eleito para presidir a Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB para o quadriênio 2023-2027. Em outubro do mesmo ano, foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza. Ele tomou posse no dia 15 de dezembro de 2023, sucedendo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Essa foi a primeira Posse Canônica do século XXI na Arquidiocese de Fortaleza, celebrada com grande participação: estiveram presentes 27 bispos das dioceses cearenses e de outros estados brasileiros, incluindo o cardeal arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, O.Cist., e Dom Magnus Henrique, OFMCap, bispo diocesano de Crato e presidente do Regional Nordeste 1 da CNBB. Além disso, participaram da celebração 323 padres e abades, 47 diáconos, 149 seminaristas, uma grande quantidade de fiéis das 148 paróquias e áreas pastorais da arquidiocese, bem como autoridades civis.
Além de arcebispo, Dom Gregório exerce a função de metropolita da Província Eclesiástica do Ceará, consolidando sua liderança na Igreja local.




