PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lula sanciona lei que cria Sistema Nacional de Educação (SNE); confira detalhes

SNE busca ainda estabelecer padrões nacionais de qualidade para a educação básica

Compartilhe
Lula sanciona lei que cria Sistema Nacional de Educação (SNE); confira detalhes
Foto: GCMais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE) e fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios para elaboração e implementação de políticas, de programas e de ações educacionais, em regime de colaboração. O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Entre os objetivos do SNE está promover o planejamento articulado das políticas educacionais dos entes federados, por meio de planos decenais nacional, estaduais, distrital e municipais de educação, dos planos plurianuais e dos demais instrumentos de planejamento e gestão.

Leia também: Siará Tech Summit 2026 aposta em negócios, inteligência artificial e formação de talentos

O SNE também deve "articular a definição de prioridades nas políticas educacionais e o equilíbrio, a racionalidade e a eficiência na alocação de recursos públicos, mediante sua repartição equilibrada entre os entes federados para assegurar equidade no investimento público em educação por estudante, considerados os custos diferenciados das etapas, das modalidades e dos tipos de jornada e de estabelecimentos de ensino".

PUBLICIDADE

Entre outros pontos, o SNE busca ainda estabelecer padrões nacionais de qualidade para a educação básica, harmonizar normas educacionais entre os diferentes sistemas de ensino e acompanhar a implementação da base nacional comum curricular.

PUBLICIDADE

Lula também sancionou a lei que trata do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, "por meio da conjugação dos esforços da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, com a finalidade de garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras, elemento estruturante para a construção de trajetórias escolares bem-sucedidas".

PUBLICIDADE
Leia também
Siará Tech Summit 2026 aposta em negócios, inteligência artificial e formação de talentos
DE 7 A 9 DE OUTUBRO
Siará Tech Summit 2026 aposta em negócios, inteligência artificial e formação de talentos
30 de set. de 2026 - 23:17
UFC aprova cinco novos cursos de graduação para 2027.1 em Fortaleza, Russas e Quixadá
GRADUAÇÃO
UFC aprova cinco novos cursos de graduação para 2027.1 em Fortaleza, Russas e Quixadá
30 de set. de 2026 - 09:25
Ceará lidera percentual de estudantes do 6º ao 9º ano em tempo integral no Brasil
PESQUISA
Ceará lidera percentual de estudantes do 6º ao 9º ano em tempo integral no Brasil
28 de set. de 2026 - 09:34