O Programa Dignidade Menstrual começa nesta semana o envio de mensagens pelo WhatsApp e pela caixa postal do aplicativo gov.br para informar beneficiárias sobre a oferta de absorventes gratuitos distribuídos pelo Farmácia Popular. A iniciativa atende pessoas de 10 a 49 anos, inscritas no CadÚnico, com renda de até R$ 218, estudantes de baixa renda da rede pública ou mulheres e pessoas que menstruam em situação de rua.
Criado para ampliar o acesso a itens de higiene menstrual, o programa estima alcançar cerca de 24 milhões de beneficiárias em todo o país. Desde o início de sua implementação, em 2024, mais de 2,5 milhões de pessoas já foram atendidas e mais de 376 milhões de absorventes foram distribuídos.
As mensagens enviadas pelo governo têm como objetivo fortalecer a divulgação das regras do programa e promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual, além de orientar sobre os locais de retirada dos itens.
Como obter a autorização para retirar absorventes gratuitos
Para ter acesso aos absorventes, é necessário apresentar uma autorização emitida no Meu SUS Digital, além de CPF e documento de identidade com foto. A retirada acontece exclusivamente nas farmácias credenciadas ao Programa Farmácia Popular.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuam disponibilizando a autorização de forma presencial para quem tiver dificuldade de acesso ao aplicativo ou ao site. Assim, as beneficiárias podem optar tanto pela geração digital quanto pela impressão feita diretamente nas UBS.
Entre as novidades anunciadas, adolescentes de 12 a 16 anos agora podem fazer a retirada dos absorventes sem a presença de pais ou responsáveis, facilitando o acesso ao programa.
Onde retirar os absorventes do Dignidade Menstrual?
Os absorventes devem ser retirados nas farmácias credenciadas ao Farmácia Popular, mediante apresentação da autorização, CPF e documento oficial. Em caso de dúvida ou dificuldade para gerar o documento, a orientação é buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima.




