Pré-estação chuvosa no Ceará começou oficialmente na última segunda-feira (1º)
Início das chuvas no Ceará divide expectativas entre esperança e preocupação da população
A pré-estação chuvosa no Ceará começou oficialmente na última segunda-feira (1º), com a chegada do mês de dezembro. As primeiras chuvinhas já aparecem em Fortaleza, trazendo alívio para parte da população, mas também preocupação para quem vive em áreas vulneráveis.

As precipitações rápidas têm sido bem recebidas por quem enfrenta o forte calor típico desta época do ano. O vendedor ambulante Francisco Valderlânio comemorou o refresco momentâneo: “Vai refrescar mais ainda pra gente, porque o sol é top, né? Ele é bom, mas também, claro, na parte da chuva vem se refrescar mais ainda também.”
Segundo a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a pré-estação chuvosa — que compreende os meses de dezembro e janeiro — costuma registrar média de 130 a 136 milímetros, puxados principalmente pelas chuvas de janeiro. Ela explica que, apesar da expectativa de chuva nos próximos dias, os volumes ainda devem ser baixos. “Vai chover sim. A gente tem uma melhora das condições com aumento da nebulosidade, principalmente no final de semana. A gente aqui em Fortaleza já tem percebido chuvas de madrugada e manhã, mas bem fraquinhas ainda.”
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Meiry ressalta que as precipitações desse período dependem de dois fenômenos: a formação de vórtices ciclônicos e a atuação de frentes frias que chegam até a Bahia. “A pré-estação chuvosa, os volumes médios, na média de 30 anos, para o Ceará, a gente está falando em 136 milímetros, principalmente por causa das chuvas de janeiro.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para muitos cearenses, chuva é sinônimo de felicidade, plantio e fartura. Porém, em algumas regiões de Fortaleza, como a comunidade do Poço da Draga, a chegada das águas representa apreensão. No ano passado, várias ruas ficaram alagadas.
A microempreendedora Ivoneide Goes, moradora da comunidade, relata o temor de que a situação se repita: “A quadra chuvosa tá vindo, né, porque a gente já sente o mormaço, já tá caindo umas neblina. Então, se der uma chuva daquelas, aí aqui não vai ter pra onde a água escoar e ela vai procurar a comunidade.”
Entre expectativas e incertezas, o início da pré-estação chuvosa reacende no Estado tanto a esperança por dias mais amenos quanto a preocupação com os impactos das chuvas em áreas de risco.
Leia também | Hospital público com o nome do Papa Francisco será construído em Baturité, no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Festival de Flores de Holambra encanta público de Fortaleza com mais de 150 espécies

Empresário Ricardo Bezerra recebe medalha Juscelino Kubitschek, em Fortaleza

Casal é encontrado morto com marcas de tiros dentro de residência em Caucaia
