PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ataque a tiros em praia na Austrália deixa ao menos 12 mortos durante evento judaico

Bondi Beach, ponto turístico lotado aos domingos, sediava o evento anual de Hanukkah com centenas de pessoas quando os disparos começaram

Compartilhe
Ataque a tiros em praia na Austrália deixa ao menos 12 mortos durante evento judaico
Foto: GCMais

Um tiroteio na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, deixou pelo menos 12 mortos durante um evento judaico de Hanukkah. Dois atiradores abriram fogo contra multidões na icônica praia australiana neste domingo (14), durante o "Chanukah by the Sea", gerando pânico entre banhistas, surfistas e participantes da celebração.

Conforme informado, um suspeito de praticar o crime morreu no local e outro ficou em estado crítico. O ataque deixou ao menos 12 mortos, e 29 feridos, incluindo dois policiais. Os dados deverão ser confirmados ao longo do dia.

Testemunhas descreveram cerca de 10 minutos de tiros intensos com armas potentes, corpos espalhados e sangue na areia, enquanto centenas fugiam de uma ponte próxima à praia. Vídeos amadores capturaram os atiradores de preto disparando repetidamente, com sirenes ao fundo e vítimas sendo socorridas por equipes médicas.

Leia também: Papa Leão XIV diz que extrema direita não representa o cristianismo
PUBLICIDADE

O governador de Nova Gales do Sul, Chris Minns, confirmou ataque intencional à comunidade judaica, classificando-o como terrorista. O primeiro-ministro Anthony Albanese chamou o incidente de "chocante e angustiante", com operação policial em curso e pedido para evitar a área.

Líderes judaicos, como Alex Ryvchin, relataram feridos na comunidade, enquanto o presidente israelense Isaac Herzog condenou como "ataque cruel contra judeus". Autoridades investigam motivação antissemita e itens suspeitos, sem divulgar identidades dos agressores.

PUBLICIDADE

Bondi Beach, ponto turístico lotado aos domingos, sediava o evento anual de Hanukkah com centenas de pessoas quando os disparos começaram. O Australian Jewish Affairs Council alega que alertas prévios foram ignorados.

PUBLICIDADE

Vídeo registra movimento na Praia de Bondi, na Austrália, durante tiroteio que deixou 12 mortos

  Ver essa foto no Instagram  

Um post compartilhado por GCMAIS (@gcmais)

PUBLICIDADE

Hanukkah

Hanukkah, também conhecida como Chanucá ou Festa das Luzes, é uma celebração judaica de oito dias que honra a vitória dos Macabeus sobre os selêucidas no século II a.C. e o milagre do óleo no Templo de Jerusalém. A festividade começa no 25 de Kislev do calendário hebraico, geralmente entre novembro e dezembro, simbolizando a luz triunfando sobre a escuridão, a pureza sobre a impureza e a espiritualidade sobre o materialismo.

PUBLICIDADE

Após a revolta liderada por Judas Macabeu contra o rei Antíoco IV, que profanara o Templo com práticas pagãs, os judeus o reconquistaram e rededicaram em 164 a.C.. O azeite ritual, suficiente para um dia, queimou por oito dias, originando o acendimento progressivo de velas na chanukiá, um candelabro de nove braços.

PUBLICIDADE

Praia de Bondi

Bondi Beach é uma das praias mais icônicas e famosas da Austrália, localizada no subúrbio de Bondi, a cerca de 7 km a leste do centro de Sydney, no estado de Nova Gales do Sul. Descoberta no século XIX, a praia ganhou status público em 1882 após disputas por acesso, tornando-se um polo turístico e cultural.

PUBLICIDADE

Com 1 km de areia dourada em formato de crescente, águas cristalinas e ondas ideais para surf, atrai surfistas, banhistas e turistas, especialmente aos domingos. A trilha costeira para Coogee Beach oferece mirantes, e pontos como as piscinas Icebergs e mercados semanais animam a área.

Leia também
Papa Leão XIV diz que extrema direita não representa o cristianismo
RELIGIÃO
Papa Leão XIV diz que extrema direita não representa o cristianismo
29 de set. de 2026 - 09:43
Papa Leão XIV reúne cerca de 700 mil pessoas em missa em Paris
FÉ E DEVOÇÃO
Papa Leão XIV reúne cerca de 700 mil pessoas em missa em Paris
26 de set. de 2026 - 18:06
Na ONU, Lula defende soberania e manda recado aos EUA: “O Brasil não cabe no quintal de ninguém”
POLÍTICA
Na ONU, Lula defende soberania e manda recado aos EUA: “O Brasil não cabe no quintal de ninguém”
22 de set. de 2026 - 14:08