A primeira-dama Janja Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (15), que as declarações de Zezé Di Camargo sobre o SBT e as filhas de Silvio Santos refletem “machismo” e “misoginia”, após o cantor criticar a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no lançamento do SBT News e dizer que a emissora estaria se “prostituindo”.
Ao comentar o episódio em uma publicação nas redes sociais, Janja não citou o nome de Zezé Di Camargo, mas se referiu ao conteúdo divulgado por ele em vídeo no Instagram. A primeira-dama associou o discurso do cantor a atitudes que, segundo ela, desrespeitam mulheres em espaços de poder.
Em sua postagem, Janja criticou o uso do termo “prostituindo” para se referir à atuação das filhas de Silvio Santos na condução do SBT após a morte do fundador da emissora. Para a primeira-dama, esse tipo de discurso evidencia preconceitos estruturais contra mulheres.
“Falar que as filhas de Silvio estão ‘prostituindo’ ao convidar e dar voz ao presidente e demais autoridades no evento do SBT News refletem todo o machismo e a misoginia presentes no pensamento e nas ações de homens que seguem desrespeitando a presença de mulheres em espaços de poder”, escreveu.
A primeira-dama também relacionou o episódio ao debate mais amplo sobre violência simbólica contra mulheres. “Quando falamos em não nos calar diante da violência contra as mulheres, é disso que estamos falando também. São pensamentos e discursos como esse, que ferem moral e fisicamente mulheres diariamente em nosso país”, completou.
Lançamento do SBT News e legado de Silvio Santos
Janja destacou ainda o papel histórico de Silvio Santos na comunicação brasileira e afirmou que o empresário sempre defendeu uma imprensa democrática e plural. Segundo ela, a presença de autoridades locais e nacionais no lançamento do SBT News está alinhada com valores que o fundador da emissora promovia.
A primeira-dama disse acreditar que as filhas, a viúva e o genro de Silvio Santos darão continuidade ao legado do comunicador com responsabilidade editorial. Ao final da publicação, ela parabenizou o SBT News e os profissionais da emissora que, segundo ela, contribuem para um jornalismo mais sólido e plural no país.
O que Zezé Di Camargo disse sobre o SBT?
As declarações de Janja ocorreram após Zezé Di Camargo divulgar um vídeo, na madrugada desta segunda-feira (15), em que pede ao SBT que não exiba o especial de fim de ano gravado por ele, previsto para ir ao ar em 17 de dezembro. No vídeo, o cantor critica a participação de Lula, Janja e ministros no evento de lançamento do SBT News.
“Eu vi o que aconteceu no SBT nos últimos dias, a inauguração do SBT News. Juro por Deus, isso não faz parte do meu pensamento. Não tenho nada contra ninguém, peço que o Brasil saia da melhor maneira possível, torço para o povo brasileiro porque eu vivo e dependo do povo brasileiro. Diante da situação que eu vi no SBT, as pessoas mudando totalmente a maneira de pensar, sempre disse: filho que não honra pai e mãe para mim não existe”, declarou o cantor.
Em outro trecho, Zezé Di Camargo afirmou que a emissora estaria se afastando do que ele considera ser o pensamento do fundador. “Para mim, seria maravilhoso porque a partir do momento que as pessoas pensam diferente do que o pai pensava, grande parte do Brasil pensa, do que eu penso, para mim, não faz sentido colocar esse especial no ar. Amo vocês, amo o SBT, tenho o maior carinho, mas acho que vocês estão [se] prostituindo. Não faço parte disso”, disse.




