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12 milhões de consumidores devem fazer compras de Natal nos últimos dias, aponta pesquisa

Para 38% dos entrevistados ouvidos no levantamento, a expectativa por promoções é a principal justificativa para comprar na última hora

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22 de dezembro de 2025
Portal GCMAIS

O movimento das compras de Natal deve ficar ainda mais intenso na reta final, com cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil devendo resolver essas pendências apenas nos últimos dias antes das festividades. O dado vem de um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, nas 27 capitais brasileiras.

12 milhões de consumidores devem fazer compras de Natal nos últimos dias, aponta pesquisa
Foto: Ricardo Trida / Sicos-SC

A pesquisa aponta que 12,2 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes apenas uma semana antes do Natal, o que corresponde a 10% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano. Para 38% dos entrevistados, a expectativa por promoções é a principal justificativa para comprar na última hora. Outros 25% disseram que estão esperando o pagamento dos seus rendimentos ou da 2ª parcela do 13º salário e 19% admitem ser desorganizados.

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“A pesquisa revela que a grande maioria dos consumidores que deixam as compras de Natal para a última hora o fazem com a esperança de encontrar promoções e economizar. No entanto, é fundamental alertar: o volume de pessoas nos dias que antecedem a data, a pressão do tempo e a menor disponibilidade de estoque podem, na prática, inverter essa lógica, dificultando a pesquisa de preços e a negociação efetiva”, explica o presidente da CNDL, José César da Costa.

“O risco de compras por impulso e a urgência de ‘levar o que tem’ aumentam consideravelmente, o que, somado à tentação de parcelamentos longos, pode desequilibrar o orçamento familiar e gerar endividamento nos meses seguintes. O consumidor de última hora precisa redobrar a atenção, estabelecer um teto de gastos rígido e resistir à pressão do momento, lembrando que a antecipação e a pesquisa aprofundada continuam sendo as melhores estratégias para garantir o melhor preço e a saúde financeira”, continua ele.

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Metodologia da pesquisa

Público-alvo: Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.

Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade. 755 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar no Natal. Em seguida, continuaram a responder o questionário 600 casos, com a intenção de comprar presente nessa data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,6 p.p e 4,0 p.p. para um intervalo de confiança a 95%.

Período da coleta dos dados: 15 a 23 de outubro de 2025.

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Variação de preços em Fortaleza

Produtos tradicionais das ceias de Natal e Réveillon apresentam variação de preços que pode chegar a 446% em supermercados de Fortaleza, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (19), com comparação de valores praticados em diferentes regiões da capital. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 16 de dezembro de 2025, com coleta presencial dos preços de 70 itens em 12 estabelecimentos comerciais distribuídos pelas 12 Regionais de Fortaleza.

Entre os itens analisados, o amendoim sem pele torrado e salgado (1 kg) apresentou a maior variação percentual. O produto foi encontrado com preços entre R$ 38,13 e R$ 208,25, uma diferença de R$ 170,12, equivalente a 446,16%. As frutas cristalizadas (1 kg) também tiveram oscilação expressiva, com valores entre R$ 19,86 e R$ 71,90, o que representa variação de 262,03%. Já o vinho O Gaúcho (750 ml) foi comercializado entre R$ 14,99 e R$ 49,90, diferença de 232,89%.

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