Ao final da gestão, a meta é contar com 13 equipamentos, sendo três previstos para 2026.
Fortaleza recebe segundo “Espaço Girassol”, equipamento voltado para jovens neurodivergentes
Fortaleza inaugurou, nesta segunda-feira (22), no bairro Passaré, o segundo Espaço Girassol da cidade, equipamento voltado para crianças e adolescentes neurodivergentes. “Sala sensorial, de fisioterapia, de musicoterapia, compõem o novo Espaço Girassol”, destacou o prefeito Evandro Leitão, lembrando que o equipamento começa a funcionar já nesta terça-feira.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Evandro reforçou que a gestão tem investido na recuperação da rede de saúde, incluindo 134 postos e 11 hospitais, além da contratação de novos profissionais. “Foi um ano também de contratação de novos profissionais, nós contratamos 750 novos profissionais e também estamos equipando, estruturando a nossa rede de Espaço Girassol”, afirmou. O segundo espaço tem capacidade para oferecer 7 mil atendimentos mensais, com serviços de terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, educação física, musicoterapia e arteterapia, com acesso feito por regulação a partir dos postos de saúde.
A primeira-dama e coordenadora do acolhimento nos espaços, Cristiane Leitão, ressaltou a importância do atendimento humanizado. “A gente vê quando a família chega, quando a criança chega, o acolhimento que tem sido feito pelos nossos espaços, que é o que a nossa primeira-dama sempre diz: saber acolher, saber receber, saber conversar e comunicar com essa família”, disse. Segundo a Prefeitura, Fortaleza já conta com um centro de diagnóstico e outro Espaço Girassol na Regional 5, entregues ainda este ano.
Ao final da gestão, a meta é contar com 13 equipamentos, sendo três previstos para 2026. “No primeiro trimestre, até o final de março, início de abril, nós deveremos estar abrindo lá na Policlínica Luís Mar, ali no Henrique Jorge. O outro, por volta do mês de julho, agosto, vamos abrir no Janguru Sul, na Pompeu Randal. E o último, no final do ano, a gente deseja abrir ali na Regional 7, que a gente ainda está buscando o local”, detalhou o prefeito. Atualmente, cerca de 40 mil crianças e adolescentes aguardam atendimento, e cada novo espaço permitirá cerca de 7 mil inclusões mensais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Evandro Leitão enfatizou o compromisso da Prefeitura com a inclusão: “O nosso objetivo maior é transformar Fortaleza na capital mais inclusiva do país. Inclusão a gente faz em todos os espaços. Então a pessoa com deficiência ainda hoje vive na invisibilidade, vive na exclusão. Todo esse trabalho que nós estamos desenvolvendo dentro do Plano Fortaleza Inclusiva, com todas as secretarias e em todos os espaços públicos, está rompendo esse ciclo”.
Para reduzir o tempo de espera na fila, a Prefeitura também trabalha com clínicas conveniadas. “Então, nós abrimos o primeiro, ele fez um atendimento de 3.500, para a gente ver como está funcionando, como está sendo todo esse atendimento, para agora, no segundo momento, a gente programar, duplicar esses atendimentos”, explicou o prefeito.
Ivone Brasil, irmã e tutora de Ivan, reconhecido como o mais velho autista do Ceará, celebrou a inauguração. “Vai ser muito bom, né? Ele ser encaminhado para lá, porque ele vai ter um tratamento com os multiprofissionais, como psicólogo, psicopedagogo, neuropsicopedagogo, fonoaudiólogo. Vai ser muito bom para ele”, afirmou.
A empresária Gaída Dias, mãe atípica, também destacou a importância dos Espaços Girassol. “É muito importante a gente acompanhar esse investimento, porque as crianças, as pessoas com neurodivergência, elas precisam ser estimuladas para poder ter um desenvolvimento, ter independência, ter voz e chance de realmente mostrar para que veio”, disse.
Ela ainda acrescentou sobre a experiência prática: “Fazendo parte dessa segunda inauguração, isso é muito gratificante para ver realmente o que elas estão fazendo, o que foi prometido. E eu, como mãe atípica, tenho acompanhado de perto, porque, como o Miguelzinho é uma criança que está nas terapias diariamente, poder acompanhar e ver o que está sendo feito é muito interessante”.
A inauguração do segundo Espaço Girassol no Passaré reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com a inclusão e a oferta de atendimentos especializados para crianças e adolescentes neurodivergentes, fortalecendo a rede de serviços da cidade e promovendo um cuidado multidisciplinar e humanizado.
Como acessar o atendimento na Rede Girassol?
Em caso de suspeita de algum transtorno neurodivergente, a orientação inicial é procurar o posto de saúde mais próximo para consulta com clínico geral ou pediatra. Após avaliação, o paciente pode ser encaminhado ao Centro de Diagnóstico Girassol.
Com o diagnóstico confirmado, os encaminhamentos são realizados conforme a necessidade de cada criança ou adolescente, que pode ser direcionado para um Espaço Girassol, um Núcleo de Desenvolvimento Infantil, um Centro de Atenção Psicossocial ou outra unidade da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.
Leia também | “Vamos crescer mais”, diz Elmano ao alinhar metas do governo para 2026 em reunião com secretariado
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Acidente envolvendo carro e topic é registrado em Trairi, no Ceará

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar para general Augusto Heleno

Ceará realiza solenidades de promoção para mais de 3,6 mil policiais militares
