Conexões

Ricardo Parente relembra trajetória da siderurgia no Ceará em entrevista à Jovem Pan News Fortaleza

A edição marcou o primeiro programa ao vivo de 2026 e teve como tema “O Ceará feito de aço, desafiando o impossível”

Compartilhe:
12 de janeiro de 2026
Portal GCMAIS

O empresário Ricardo Parente, CEO da RP Gestão e Resultados, foi o convidado desta segunda-feira (12) do programa Conexões, apresentado por Ricardo Bezerra, na Jovem Pan News Fortaleza. A edição marcou o primeiro programa ao vivo de 2026 e teve como tema “O Ceará feito de aço, desafiando o impossível”.

Ricardo Parente relembra trajetória da siderurgia no Ceará em entrevista à Jovem Pan News Fortaleza
Foto: Reprodução

Ricardo Parente relembrou o início da carreira na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). “Eu cheguei à CSN com 19 anos, como estagiário curricular, e saí como superintendente geral de manutenção de toda a laminação”, afirmou. Ao todo, ele permaneceu 23 anos na empresa.

Sobre sua ligação com o Ceará, Parente destacou que a relação começou em 1998. “Eu costumo dizer que foi um caminho de Deus. Eu saí da CSN aos 42 anos e comecei a trabalhar para o mercado. Foi aí que cheguei ao Ceará e passei a me envolver diretamente com os projetos locais”, relatou.

Porto do Pecém e estruturação do projeto

Parente explicou que a escolha da localização do Porto do Pecém foi estratégica. “A Marinha fez estudos de batimetria em vários municípios e concluiu que o Pecém era o melhor local, principalmente pelo calado natural, que chega a 15,5 metros”, afirmou.

Segundo ele, o projeto inicial previa três grandes pilares. “O Complexo do Pecém foi pensado com três bases: uma siderúrgica, uma refinaria e um polo metal-mecânico. A siderúrgica foi a que se consolidou primeiro”, disse.

Mudanças e consolidação da usina

Ao longo da entrevista, Parente contou que o projeto passou por reformulações. “Assinamos todos os contratos, inclusive com a Petrobras, mas o custo do gás deixou de ser competitivo. Tivemos que mudar todo o modelo do projeto”, afirmou.

A usina foi oficialmente constituída em 2008, começou a ser construída em 2012 e entrou em operação em 2016. Em 2023, passou a integrar o grupo ArcelorMittal. “Atualmente, produzimos cerca de 3 milhões de placas de aço por ano. É a única siderúrgica no Brasil que produz placas de 300 milímetros de espessura”, destacou.

Impacto econômico

Segundo Parente, a siderúrgica tem forte impacto na economia do estado. “Hoje, temos cerca de 2.500 empregos diretos e mais de 3.500 terceirizados. Se considerar o efeito multiplicador, estamos falando de um impacto enorme”, disse.

Ele também comentou sobre a dimensão do Complexo do Pecém. “O complexo hoje tem 18 indústrias instaladas. Isso gira 24 horas por dia. É um motor de desenvolvimento para o Ceará”, afirmou.

Conexões com Ricardo Bezerra

Além da experiência de décadas como empresário do segmento imobiliário, Ricardo Bezerra carrega no currículo passagens pelos principais veículos de comunicação do Ceará na apresentação e produção de programas de rádio e de televisão.

O programa Conexões com Ricardo Bezerra foi lançado em março de 2022. A atração tem transmissão simultânea pelo canal da rádio Jovem Pan News Fortaleza no YouTube e uma versão com os melhores momentos da entrevista vai ao ar na TV Cidade Fortaleza (canal 8.1), aos domingos.

No rádio: às segundas-feiras, de 15h às 16h, na Jovem Pan News Fortaleza 92.9 FM;

Na TV: aos domingos, de 8h às 9h, na TV Cidade Fortaleza.

Leia também | Tatianne Teófilo destaca trajetória do Grupo Avance, que faturou R$ 50 milhões em 2024

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.