TRANSPORTE

Transnordestina avança com segunda viagem-teste do Piauí ao Ceará

Uma composição com 20 vagões carregados de sorgo percorreu os 585 quilômetros do trecho

Compartilhe:
12 de janeiro de 2026
Portal GCMAIS

A Ferrovia Transnordestina deu mais um passo importante em sua fase de testes neste domingo (11), com a realização da segunda viagem-teste entre Bela Vista (PI) e Iguatu (CE). Uma composição com 20 vagões carregados de sorgo percorreu os 585 quilômetros do trecho, consolidando a viabilidade técnica e logística da ferrovia e fortalecendo o projeto que promete transformar a logística da região Nordeste.

Transnordestina avança com segunda viagem-teste do Piauí ao Ceará
Foto: Reprodução

Esta segunda operação experimental segue a primeira viagem-teste realizada em dezembro, que transportou uma carga de milho pelo mesmo percurso. A carga de sorgo, que partiu às 14h, será destinada a granjas localizadas na região central do Ceará, demonstrando o potencial de aplicação da ferrovia no escoamento de produtos agrícolas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, destacou a importância dos testes para a consolidação do projeto. “A Transnordestina deixou de ser uma promessa de longo prazo para se consolidar como uma realidade. O aporte de R$ 700 milhões reafirma o papel da Sudene na viabilização de uma obra com alto potencial de transformação da logística nordestina”, afirmou.

Além do avanço operacional, a Transnordestina recebeu recentemente um novo aporte financeiro. A Sudene liberou R$ 106,2 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), correspondentes à primeira parcela de recursos destinados ao projeto em 2026, garantindo a continuidade das obras e o ritmo das construções.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A ferrovia, que tem previsão de entrega para 2028, promete integrar estados do Nordeste, facilitando o transporte de cargas agrícolas, industriais e minerais. O projeto também deve gerar empregos diretos e indiretos, além de reduzir custos e prazos no transporte de mercadorias, fortalecendo a economia regional.

Com a conclusão da fase de testes e o aporte de novos recursos, a Transnordestina avança para se tornar uma infraestrutura estratégica para o Nordeste, consolidando-se como um projeto capaz de ampliar a competitividade logística e gerar impacto positivo no desenvolvimento econômico da região.

Leia também | Eleições 2026: o que estará em disputa nas urnas e quando ocorrem o 1º e o 2º turno

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.