TRANSFERÊNCIA

Saiba como é a ‘Papudinha’, prédio militar na Papuda onde Bolsonaro passará a cumprir pena

Conhecido como “Papudinha”, o prédio tem capacidade para até 60 presos.

Compartilhe:
15 de janeiro de 2026
Portal GCMAIS

 

Saiba como é a ‘Papudinha’, prédio militar na Papuda onde Bolsonaro passará a cumprir pena
Foto: Reprodução

O presídio da “Papudinha”, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro deverá ser transferido nos próximos dias, funciona no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A unidade é destinada a presos que possuem prerrogativas legais específicas e fica localizada no Jardim Botânico, a poucos metros das alas destinadas a presos comuns.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A transferência foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão assinada nesta quinta-feira (15). Desde novembro, o local já abriga o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, condenado no processo que investigou a tentativa de golpe de Estado, além de outros detentos ligados ao mesmo caso.

Conhecido como “Papudinha”, o prédio tem capacidade para até 60 presos. Até o início de novembro, 52 pessoas cumpriam pena na unidade, que integra o Núcleo de Custódia da Polícia Militar (NCPM), estrutura específica para a custódia de militares e civis com direito à Sala de Estado-Maior.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O batalhão possui oito celas no formato de alojamentos coletivos, equipados com banheiro com box e chuveiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala. Segundo a Polícia Militar do DF, todas as instalações foram reformadas em 2020 para adequação às normas de segurança e custódia.

De acordo com a corporação, os presos podem receber itens de higiene pessoal, limpeza, enxoval e roupas, conforme regras definidas pela administração penitenciária, aplicadas de forma igual a todos. Também é permitido o uso de televisores e equipamentos de ventilação mecânica, respeitando o regulamento interno da unidade.

A PM informou ainda que o local conta com sala exclusiva para atendimento de advogados, consultório médico interno — com atendimentos semanais realizados por profissionais da Secretaria de Saúde —, além de área destinada à prática de atividades físicas e pista de caminhada. O Núcleo de Custódia é fiscalizado pela Vara de Execuções Penais (VEP), responsável por acompanhar o cumprimento das penas e medidas de segurança.

Leia também | Moraes manda Bolsonaro deixar sede da PF e ser transferido à ‘Papudinha’, em Brasília

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.