A novela "Rainha da Sucata", sucesso lançado em 1990, está sendo reexibida no Vale a Pena Ver de Novo. A trama retrata a história de Maria do Carmo, uma mulher humilde que enriquece vendendo ferro-velho com o pai e sonha em entrar para a alta sociedade paulistana decadente dos anos 90. Ao reencontrar Edu, um playboy que a humilhou na juventude e que agora enfrenta a falência de sua família tradicional, ela propõe um casamento de conveniência para ajudá-lo, ingressando na elite dos Jardins, mas não sem resistência. Veja a seguir o resumo do capítulo de hoje, segunda-feira (19/01) da novela "Rainha da Sucata" e que horas começa.
Resumo de hoje, segunda-feira (19/01), de Rainha da Sucata
Leria ganha muitos mantimentos num sorteio e resolve começar a fazer congelados. Edu acha que tem sido desonesto com a esposa, mas Laurinha o convence a não falar logo com ela. Caio comenta com Adriana o que Mariana lhe disse e ambos acham que ela está correndo perigo. Maria do Carmo grita com Edu e faz um quebra-quebra no escritório dele. Maria do Carmo avisa a Edu que vai processá-lo e faze-lo perder a fábrica. Para tentar evitar isto, ele a seduz quando chega em casa. Caio e Adriana descobrem que Franklin e Renato são parceiros em vários golpes.
Ingrid sorteia um dos filhos de Armênia para dormir com ela. Mariana encontra Jonas e Adriana na casa de Caio. Maria de Carmo percebe por que o marido se fez de apaixonado e, furioso, pega um revólver. Laurinha entra no quarto, Maria do Carmo atira nela. Edu protege a madrasta e cai, ferido. Edu é levado para um hospital, enquanto Maria do Carmo permanece em estado de choque pelo que fez. Jonas, Adriana e Caio tentam alertar Mariana sobre Renato. Este chega e briga com Jonas. fingindo ciúme.
Láurea impede Maria do Carmo de ver Edu Renato convence Mariana a não acreditar em Jonas. Em seu depoimento. Laurinha dá a entender que Maria do Carmo premeditou o assassinato do marido. Gera e Ingrid passam a noite juntos. Maria do Carmo é detida na casa da mãe, em Santana.
Os vizinhos veem Maria do Carmo ser levada peta policia. Ingrid pede a Gera para não contar aos irmãos o que houve entre os dois. Betinho passa a noite no hospital com Edu. Isabelle revela o caso à imprensa, enquanto Adriana faz o mesmo com Paula.
Jonas acha que deve afastar Mariana de Renato. Armênia manda seu advogado defender Maria do Carmo, que conta toda a verdade na delegacia, onde Laurinha deturpa a historia para incriminá-la. Maria do Carmo perde o controle e a agride fisicamente.
Que horas começa “Rainha da Sucata”?
A novela “Rainha da Sucata”, exibida no “Vale a Pena Ver de Novo”, começa hoje, segunda-feira (19/01), às 17h15, logo após a Sessão da Tarde.
Sobre a novela
A novela "Rainha da Sucata" foi criada por Silvio de Abreu e contou com a direção geral e de núcleo de Jorge Fernando, além da direção de Fábio Sabag, Mário Márcio Bandarra e Jodele Larcher. O autor destaca que a afinidade entre equipe, elenco e roteiro foi fundamental para o sucesso da trama, que se tornou uma grande referência da dramaturgia brasileira no início dos anos 1990. O elenco era estelar, com nomes como Regina Duarte, Glória Menezes, Tony Ramos, Renata Sorrah, Claudia Raia, Raul Cortez, entre outros, reforçando a força e o apelo da novela.
"Rainha da Sucata" aborda temas como a ascensão social, os choques entre classes, o poder da ambição e as intrigas familiares. A trama mescla drama, romance e comédia, explorando o contraste entre a mulher simples e batalhadora que enriquece vendendo ferro-velho e a decadente elite paulistana que enfrenta a perda de prestígio e poder. A tensão entre esses mundos refletia questões sociais brasileiras da época, tornando a novela uma obra relevante para seu tempo, além de apresentar personagens marcantes com conflitos humanos profundos.
O impacto da novela foi grande, não apenas pela audiência elevada, mas também pela influência cultural e social que exerceu. Estreada em um momento desafiador politicamente, a trama precisou ser adaptada com rapidez para acompanhar mudanças como o confisco da poupança pelo governo Collor, o que é prova do profissionalismo da equipe. "Rainha da Sucata" continua sendo celebrada como um marco da teledramaturgia brasileira, cuja mistura de humor, emoção e crítica social permanece atual e atraente para novas gerações.
A reprise da novela "Rainha da Sucata" no Vale a Pena Ver de Novo está sendo exibida atualmente no horário das 17h15, logo após a Sessão da Tarde, na Globo.
Leia também | Confira as outras novelas




