PARTO DE EMERGÊNCIA

Mulher entra em trabalho de parto e dá à luz na calçada de hospital fechado em Fortaleza; vídeo

A gestante caminhou até o Hospital Geral Dr. César Cals, no Centro da capital, acompanhada pelo pai da criança, mas ao chegar ao local encontrou a unidade fechada

Compartilhe:
24 de janeiro de 2026
Portal GCMAIS

Uma mulher entrou em trabalho de parto e deu à luz na calçada de uma rua de Fortaleza, na noite desta sexta-feira (23), após não conseguir atendimento hospitalar. A gestante caminhou até o Hospital Geral Dr. César Cals, no Centro da capital, acompanhada pelo pai da criança, mas ao chegar ao local encontrou a unidade fechada. Sem alternativas, o parto aconteceu na via pública, com o auxílio do companheiro e de pessoas que passavam pelo local.

Mulher entra em trabalho de parto e dá à luz na calçada de hospital fechado em Fortaleza; vídeo
Foto: Reprodução

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a mãe e o bebê receberam os primeiros cuidados pós-parto ainda na calçada, prestados por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em nota, a pasta informou que, após o atendimento inicial, ambos foram encaminhados para uma maternidade municipal, onde permanecem internados sob acompanhamento de uma equipe médica multiprofissional. O estado de saúde da mãe e da criança é considerado estável.

Um vídeo gravado logo após o nascimento mostra a criança já fora do ventre, ainda na calçada. A mãe, que não teve a identidade divulgada, lamentou a situação e afirmou que a filha nasceu no local porque não tinha condições financeiras de pagar um transporte por aplicativo para buscar outra unidade de saúde.

Ciclistas que passavam pela região perceberam a situação e pararam para ajudar a família. A ambulância do Samu foi acionada por pessoas que estavam no local. Enquanto aguardavam a chegada do socorro, os presentes entraram novamente em contato com o serviço de emergência para receber orientações médicas por telefone. O bebê ainda estava com o cordão umbilical, que foi cortado pelo pai após receber instruções repassadas pela equipe do Samu.

Policiais que transitavam pela área também prestaram apoio, acompanhando os pais e a recém-nascida até a chegada da ambulância. Em seguida, a família foi levada para uma maternidade da rede municipal.

A Secretaria Municipal da Saúde reforçou que gestantes que necessitem de atendimento obstétrico de urgência devem procurar a Rede Materno-Infantil de Fortaleza, composta por cinco maternidades. O atendimento ocorre nas unidades dos Gonzaguinhas dos bairros José Walter, Barra do Ceará e Messejana, além do Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, conhecido como Hospital da Mulher. A maternidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição passa por reforma e deve ser entregue à população em breve.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GCMAIS (@gcmais)

Hospital segue fechado após incêndio

O Hospital Geral Dr. César Cals, unidade procurada pela gestante, permanece fechado por tempo indeterminado. A unidade está sem funcionamento desde um incêndio de grandes proporções registrado em novembro do ano passado. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, a reabertura do hospital está condicionada à conclusão de avaliações estruturais e à garantia total de segurança.

O incêndio teve início pouco antes das 11h e atingiu a área externa do hospital, especificamente a subestação de energia. As chamas foram controladas por volta das 11h30 pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a Secretaria da Saúde, nenhuma área assistencial foi atingida e não houve registro de feridos.

Na ocasião, a grande quantidade de fumaça e a necessidade de evacuação provocaram uma mobilização imediata de profissionais e populares. Ao todo, 117 bebês internados, incluindo recém-nascidos da UTI Neonatal, e 153 mulheres precisaram ser transferidos às pressas para outras unidades hospitalares das redes municipal e estadual. Os pacientes foram distribuídos entre oito hospitais de Fortaleza.

 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Leia também | Advogada é presa em operação contra grupo criminoso interestadual por extorsão no Ceará e no RN

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.