Evandro Leitão comentou ainda sobre as comemorações dos 300 anos de Fortaleza previstas para 2026.
Evandro Leitão fala sobre legado e planejamento de Fortaleza nos 300 anos
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, concedeu entrevista ao Jornal da Cidade, na noite desta segunda-feira (26) comentando os 300 anos da capital cearense e os projetos da gestão municipal para o futuro. A entrevista aconteceu ao vivo direto da 10ª Região Militar, onde fica o Forte Schoonenborch, berço da história da cidade. O telejornal iniciou a série da TV Cidade “Fortaleza 300 anos”, com reportagens especiais sobre a cidade que faz aniversário no próximo dia 13 de abril.

>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Durante a conversa, Evandro Leitão destacou a importância de conciliar crescimento urbano com preservação da identidade da cidade. “A nossa identidade que é de resiliência, daquele povo acolhedor… preservação com crescimento podem caminhar juntos”, afirmou. O prefeito lembrou a aprovação do novo Plano Diretor pela Câmara de Vereadores no final do ano passado, ressaltando os avanços para a cidade: “Tivemos a ampliação das áreas verdes, das zonas especiais de interesses sociais, da área cultural, da preservação e proteção do patrimônio histórico e cultural da cidade. Tudo isso através de um mecanismo chamado Plano Diretor, que são as diretrizes, é o parâmetro que teremos nos próximos 10 anos para uma cidade ordenada e planejada”.
O prefeito também falou sobre o legado que pretende deixar à população: “O nosso povo é extremamente trabalhador, acolhedor, enfrenta os desafios com um sorriso estampado no rosto. Mas temos uma cidade extremamente desigual, com contrastes sociais enormes. Aproximadamente 50% da população está cadastrada em programas sociais, ou seja, existe uma forte dependência ainda do poder público. O legado que eu quero deixar é que possamos reduzir essas desigualdades sociais através do trabalho, da dedicação e do empenho coletivo”.
Evandro Leitão comentou ainda sobre as comemorações dos 300 anos de Fortaleza previstas para 2026. “No fim do ano passado, montamos um comitê intersetorial capitaneado pela primeira-dama, que reúne poder público, sociedade civil, igrejas e forças armadas, inclusive o Exército Brasileiro, para planejar e organizar celebrações durante os 365 dias do ano”, explicou. Ele destacou que os eventos serão descentralizados: “Desde o nosso aniversário, que será no dia 13 de abril, teremos celebrações, festas e entregas ao longo de todo o ano, em diversos polos da cidade”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Descentralização de eventos
A descentralização dos eventos, segundo o prefeito, já é uma marca da gestão: “Foi assim no ciclo carnavalesco do ano passado, no aniversário da cidade, nas festas juninas e no réveillon. Este ano, no ciclo carnavalesco, ampliamos de 15 para 25 palcos espalhados por toda a cidade. E faremos o mesmo no aniversário da cidade em abril, com festas descentralizadas em toda Fortaleza”.
Ao longo da entrevista, Evandro Leitão também ressaltou o papel da comunicação no fortalecimento da cidade: “É importante que vocês, do Grupo Cidade, também possam nos ajudar com críticas, sugestões e orientando a população, fortalecendo a cidade”.
O prefeito recebeu ainda uma lembrança do Grupo Cidade, um modelo do totem que representa o projeto “Fortaleza Nossa Há 300 Anos”. “Muito obrigado. Tenho um carinho enorme de estar recebendo essa lembrança, como também estar como prefeito desta cidade, que é uma cidade de luz, de um povo extremamente trabalhador”, comentou Leitão.
Ele reforçou a visão de igualdade e atenção a todos os bairros da capital: “Estamos trabalhando para que a mesma pessoa que mora na Aldeota ou na Beira-Mar tenha os mesmos direitos que quem mora no Jangurussu, Presidente Vargas, e em todos os bairros de Fortaleza”.
O gestor reafirmou ainda o compromisso da Prefeitura com políticas públicas de alcance social: “Estamos implantando políticas que cheguem na ponta, para que todos tenham acesso a direitos básicos e oportunidades, reduzindo desigualdades e melhorando a qualidade de vida da população”.
Evandro Leitão também destacou a importância do trabalho coletivo: “Com trabalho, dedicação e empenho coletivo, vamos mudar o perfil da cidade, garantindo mais justiça social e melhor distribuição de oportunidades”.
Leia também | TV Cidade lança projeto “Fortaleza 300 Anos” e mobiliza toda a programação em homenagem histórica
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Centro de Fortaleza: de berço histórico a motor econômico da capital cearense

Fortaleza surgiu a partir de uma fortificação militar e teve sua origem ligada à defesa do território

TV Cidade lança projeto “Fortaleza 300 Anos” e mobiliza toda a programação em homenagem histórica
