O acidente ocorreu na Praia da Baleia, em Itapipoca
Kitesurfista que morreu afogado no Ceará alertou sobre vento forte e tamanho da pipa antes de entrar no mar
O kitesurfista Wellington Oliveira, que morreu afogado neste domingo (25) durante um velejo no litoral do Ceará, publicou um vídeo pouco antes de entrar no mar em que comentava as condições adversas de vento e o uso de um equipamento considerado inadequado para a situação. O acidente ocorreu na Praia da Baleia, em Itapipoca.

Nas imagens, Wellington relata que o vento estava muito forte na região de Fleixeiras, em Trairi, ponto de onde iniciou o trajeto, e explica que o ideal seria utilizar uma pipa menor. “O vento está hiperforte aqui em Flexeiras. O ideal seria nós estarmos velejando com o kite 8 ou 9 [pés, algo próximo de 2,5 metros]. Um kite que nós não trouxemos. Nós estamos com um kite 12 [cerca de 3,6 metros], é um kite bem grande. Seja o que Deus quiser. É o que nós temos no momento e vamos de kite 12. Vai dar certo, se Deus quiser”, afirmou.
Em dias de ventos intensos, praticantes do esporte costumam optar por pipas menores para reduzir a força de arrasto do equipamento. Wellington, no entanto, disse não dispor do kite mais adequado para aquelas condições no momento do velejo.
Desaparecimento e localização do corpo
O empresário saiu da Praia de Fleixeiras, em Trairi, acompanhado de um amigo, com destino à Praia do Preá, no município de Cruz. Durante o trajeto, ele desapareceu no mar. O corpo foi localizado na manhã desta segunda-feira (26), na Praia da Baleia, em Itapipoca.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas após o achado do cadáver. A SSPDS informou que as circunstâncias do caso serão apuradas pelas forças de segurança.
Moradores da região encontraram o corpo boiando próximo à faixa de areia e acionaram as autoridades.
Wellington Oliveira era proprietário de uma academia de musculação na cidade de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O estabelecimento informou nas redes sociais que não funcionaria nesta segunda-feira, “por motivo de força maior”. A academia não se manifestou oficialmente sobre a morte do empresário.
Outros casos envolvendo kitesurf no Ceará
Não é a primeira ocorrência fatal envolvendo praticantes de kitesurf na Praia da Baleia. Em julho, um homem de 51 anos, identificado como Tiago Gurgel, morreu após bater a cabeça em uma pedra enquanto praticava o esporte no local. À época, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) informou que investigava o caso por meio da Delegacia de Polícia Civil de Itapipoca.
Casos semelhantes também foram registrados em outras regiões do estado. Em dezembro, um jovem de 20 anos morreu afogado na Lagoa do Kitesurf, na Taíba, em São Gonçalo do Amarante. No mesmo dia, um turista também morreu após afogamento na Praia do Futuro, em Fortaleza.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acionamento para a ocorrência na Taíba foi registrado às 9h40, após frequentadores presenciarem o momento em que o jovem submergiu e não retornou à superfície. A vítima era natural de Sítio Jordão, no Ceará, e estava em momento de lazer.
Em outubro de 2025, um kitesurfista foi encontrado morto nas proximidades da Pedra da Sereia, na Praia do Preá, no município de Cruz. O corpo, que seria de um treinador da modalidade, foi localizado por volta das 16h do dia 16.
Menos de um mês antes, em 20 de setembro, o atleta Victor Cipriano Vilela, de 30 anos, morreu durante uma competição de kitesurf realizada na Praia de Tatajuba, em Camocim. Victor, que era instrutor do esporte, ficou preso ao equipamento após o embolamento das linhas de alguns kites e se afogou antes de ser socorrido. Equipes de apoio ainda tentaram reanimá-lo na praia, mas ele não resistiu.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Praticante de kitesurf é encontrado morto na Praia da Baleia, no Ceará

Seduc abre Sistema de Matrículas para alunos novatos em escolas da rede estadual no Ceará

Motociclista embriagado causa acidente durante festa de aniversário de criança no Ceará
