Estado apresenta potencial produtivo, logística e mercado halal a investidores internacionais em uma das maiores feiras do setor
Ceará promove agronegócio em Dubai durante a Gulfood 2026
O Ceará participa da Gulfood 2026, uma das maiores feiras globais de alimentos e bebidas, realizada entre os dias 26 e 30 de janeiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com estande próprio, representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará e do Complexo do Pecém apresentam oportunidades de negócios e investimentos no agronegócio cearense, com foco no mercado do Oriente Médio.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A presença do estado no evento ocorre por meio de uma missão institucional que busca fortalecer parcerias internacionais e ampliar a inserção dos produtos cearenses no comércio exterior. A feira acontece simultaneamente no Dubai World Trade Centre e no Dubai Exhibition Centre, reunindo expositores e investidores de diversos países.
O secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Silvio Carlos, destaca que a participação na Gulfood 2026 é estratégica para apresentar projetos voltados ao mercado halal. “A certificação halal é necessária para a exportação de ovinocaprinocultura, respeitando os preceitos da cultura islâmica”, afirmou.
Além da pecuária, o gestor ressaltou outros diferenciais do Ceará, como o Porto do Pecém, considerado um hub logístico estratégico para o comércio internacional, e a Área Livre de Mosca das Frutas, certificação que garante qualidade e segurança fitossanitária das frutas produzidas no estado.
“É de grande importância estarmos aqui durante toda a semana dialogando com investidores e apresentando essas oportunidades para o nosso estado”, completou Silvio Carlos.
A comitiva cearense conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária. O secretário de Comércio e Relações Internacionais da pasta, Luís Rua, destacou a relevância da participação de estados produtores em eventos internacionais. “Essa presença mostra a força do agronegócio brasileiro para o mundo. O Governo Federal está à disposição para apoiar as iniciativas dos produtores cearenses”, declarou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Setor privado avalia resultados positivos
Representantes do setor privado já apontam avanços a partir da participação na feira. O CEO da Guidara Meat & Co, Daniel Steinbrush, afirmou que o mercado do Oriente Médio é “gigante” e revelou que reuniões realizadas durante a Gulfood abriram caminho para a estruturação de um frigorífico e o fortalecimento da cadeia produtiva de ovinos e caprinos no Ceará.
Expansão econômica e geração de empregos
Silvio Carlos também ressaltou o apoio do governador Elmano de Freitas e do secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, destacando que a iniciativa contribui para a expansão econômica do estado. Para Domingos Filho, “a participação na Gulfood 2026 reafirma o compromisso do Ceará em se consolidar como protagonista global na produção de alimentos de alta qualidade, unindo tecnologia, logística e respeito às exigências dos mercados internacionais”.
Leia também | Exportações do agronegócio do Ceará de janeiro a novembro de 2025 têm crescimento de 22%
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Abacate: sabor, saúde e versatilidade movimentam o mercado em Fortaleza

Preço das hortaliças analisadas no atacado sobe em dezembro, mostra Conab via Prohort

Acordo Mercosul–União Europeia pode impulsionar agronegócio, indústria e energia no Ceará
